Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 19-38 of 108
-
O dialogismo em canções-Rap: a responsabilidade das práticas de leitura e os diálogos identitários e culturais em atividades nas séries finais do ensino fundamental
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras ...
-
Do cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJA
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa propõe um trabalho de leitura e reflexão a partir de crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, como elemento central no processo de formação do leitor crítico no segundo segmento da Educação ...
-
Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental: das metodologias de ensino às experiências com leitura.
(Vitória, 2016)RESUMO: As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando ...
-
Educação literária para as relações étnico-raciais na escola : diálogos com a poesia de Elisa Lucinda
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer diálogos com a literatura capixaba de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura no Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, ...
-
Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela
(Vitória, 2019)RESUMO: Este trabalho de pesquisa surge do desejo de desenvolver habilidades da argumentação oral na linguagem dos alunos de 8º ano de uma escola pública que recebe estudantes tanto da zona urbana quanto da rural, ...
-
O ensino da Língua Portuguesa a partir do gênero memórias literárias : uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho objetiva, primordialmente, promover o ensino das variedades cultas da língua portuguesa a partir da retextualização de textos do gênero memórias literárias. A escolha do gênero memórias literárias se ...
-
O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional
(Vitória, 2024)RESUMO: Considerando o fato de as variantes linguísticas serem as diferentes formas de falar o nosso Português e sabendo que é a nossa língua materna, o professor de Língua Portuguesa precisa ampliar os recursos de comunicação ...
-
Ensino de arquitetura inclusiva para a educação profissional e tecnológica : uma experiência didática de inclusão social
(Vitória, 2021)RESUMO: A Arquitetura Inclusiva é uma área do conhecimento que tem como atribuição contribuir para a formação de espaços universais que respeitem a pluralidade a partir da interação entre toda a diversidade humana. No ...
-
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II
(2018)RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
-
Ensino e prática da argumentação em comentário on-line: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II.
(Vitória, 2018)RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. ...
-
Entre mundos fantásticos: a Literatura Fantástica e seus desdobramentos na formação de jovens leitores
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo identificar os motivos que tornam a literatura fantástica atraente para jovens leitores que estão adentrando o mundo da leitura, ou seja, busca-se compreender a razão pela qual ...
-
Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem de criatividade com alunos do ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Equilibrando entre a leitura e a escrita: exercícios de operações de linguagem e de criatividade com alunos do ensino fundamental é uma pesquisa que reflete sobre nossa vivência como docente, nessa investigação ...
-
Estratégias argumentativas em língua portuguesa : uma proposta de ensino a partir do gênero carta de reclamação
(Vitória, 2019)RESUMO: A produção textual escrita tem despertado muitos estudos sobre como ocorre o desenvolvimento desse processo em sala de aula, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nessa área. De acordo com essas reflexões, ...
-
Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de língua portuguesa no ensino fundamental II.
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as possíveis causas das dificuldades dos alunos quanto à leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa e ...
-
Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: É um desafio trabalhar a leitura literária com alunos imersos nas tecnologias digitais, pois elas ocupam cada vez mais espaço na vida de adolescentes. Imagina se que trabalhar a literatura por meio de estratégias ...
-
O estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textual
(2018)RESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do campus Vitória, sob a linha de pesquisa I: Teorias da Linguagem e Ensino, com ...
-
A experiência de leitura a partir da literatura de testemunho no Ensino Fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende analisar a experiência de leitura de alunos ...
-
A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
-
A formação do leitor crítico no Ensino Fundamental: análise de estratégias argumentativas no gênero charge
(Vitória, 2021)RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias argumentativas no gênero charge, como recurso pedagógico para a formação de leitores mais hábeis e acurados no Ensino Fundamental II. O estudo parte do ...
-
A formação do leitor literário no ensino fundamental II por meio da literatura produzida no Espírito Santo.
(Vitória, 2016)RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões teóricas e uma proposta de intervenção pedagógica em que a Literatura é tratada como expressão cultural e a leitura tornase um momento dialógico e responsivo para o aluno. ...
Redes Sociais