Linguística, Letras e Artes
Browse by
Recent Submissions
-
Uma proposta de ensino para a formação do estudante-leitor crítico aliada à concepção de ensino médio integrado, com base nos conceitos de letramento literário de Cosson
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, tem o propósito de apresentar a pesquisa realizada, que teve como objetivo geral contribuir para a formação do ...
-
A angústia de um Luís da Silva qualquer e sua liberdade deletéria
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a angústia da personagem Luís da Silva, protagonista do romance Angústia (1936), de autoria de Graciliano Ramos. A história de vida do autor e as condições de publicação da obra ...
-
Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo: das vivências comunitárias às experiências escolares
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da ...
-
Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de língua portuguesa no ensino fundamental II.
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as possíveis causas das dificuldades dos alunos quanto à leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa e ...
-
O uso dos gêneros textuais estudados no 9° ano do ensino fundamental - da teoria à prática
(Vitória, 2019)RESUMO: Em relação às aulas de produção textual, geralmente, os alunos reclamam da aplicabilidade de alguns gêneros propostos pelos livros didáticos, pois muitos não acreditam que eles tenham uso prático em seu cotidiano. ...
-
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no ensino fundamental II
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o ...
-
Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela
(Vitória, 2019)RESUMO: Este trabalho de pesquisa surge do desejo de desenvolver habilidades da argumentação oral na linguagem dos alunos de 8º ano de uma escola pública que recebe estudantes tanto da zona urbana quanto da rural, ...
-
Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco ...
-
Nas ondas do rádio, na frequência da língua portuguesa: a rádio como motivadora da produção textual no ensino fundamental
(Vitória, 2017)RESUMO: Partindo da dificuldade em identificar os grandes anseios que permeiam a relação professor-aluno, e com base na necessidade de proporcionar um ambiente atraente aos alunos do Ensino Fundamental, surgiu o desafio ...
-
Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística: o contato entre línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES.
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está inserida na linha ...
-
Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das experiências de leitura juvenil. As reflexões ...
-
A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
-
O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida na linha “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, pelo Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta um trabalho ...
-
As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas ...
-
Reescrita de textos: operações de linguagem no ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos de gêneros variados. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem ...
-
Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio ...
-
Viagem pelas crônicas capixabas: contribuições para as práticas de leitura
(Vitória, 2016)RESUMO: Situada no campo de investigações sobre leitura no Brasil e vinculada ao incentivo da formação de leitores literários, esta pesquisa integra estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade ...
-
Hiperficção e roleplaying games: dos jogos narrativos às práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
(Vitória, 2016)RESUMO: Esta pesquisa foi dedicada ao estudo de uma metodologia de ensino de língua portuguesa, cuja finalidade é incentivar a produção autoral ficcional, como estratégia para envolver os estudantes em um processo de ...
-
Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos
(Vitória, 2016)RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a ...
-
A formação do leitor literário no ensino fundamental II por meio da literatura produzida no Espírito Santo.
(Vitória, 2016)RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões teóricas e uma proposta de intervenção pedagógica em que a Literatura é tratada como expressão cultural e a leitura tornase um momento dialógico e responsivo para o aluno. ...
Redes Sociais