Linguística, Letras e Artes
Browse by
Recent Submissions
-
O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita
(Vitória, 2020)RESUMO: É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo utilizar o gênero diário como uma possível estratégia ...
-
O noivo e a narrativa humorística em Lygia Fagundes Telles
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: O presente trabalho busca a partir de textos teóricos relacionados ao humor e levando em consideração as características do gênero textual conto, analisar a obra “O Noivo” da escritora paulista Lygia Fagundes Telles. ...
-
Projeto Redigindo : ressignificando a educação durante o ensino pandêmico
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: O Projeto Redigindo teve o objetivo de prestar assistência aos alunos que estão cursando o ensino médio e ampliar o aprendizado acerca da tipologia dissertativo-argumentativo, solicitado na prova de redação do ENEM ...
-
Projeto Redigindo : dimensões do teórico metodológico acerca do texto dissertativo-argumentativo
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: Este trabalho apresenta as dimensões teórico-metodológicas do texto dissertativo-argumentativo. A partir das noções de língua, texto e linguagem explícitas é possível caminhar para a compreensão da redação do Enem ...
-
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação : o uso de smartphones nas aulas do ensino fundamental
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa é o trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Seu principal objetivo é investigar estratégias de aprendizagem ...
-
Minha biblioteca, ler, contar, encantar: experiências polifônicas de leitura no ensino fundamental
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: ...
-
O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura, oralidade e escrita a partir de narrativas de ...
-
A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental
(Vitória, 2020)RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES – Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de ...
-
Comenta.da.mente : um recurso digital para o ensino de estratégias de leitura
(Vitória, 2020)RESUMO: O presente trabalho objetiva pesquisar estratégias de leitura em um objeto de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Para tanto, foi construída uma plataforma digital que representa o produto educacional final, o ...
-
O Ifes na produção de epistemologias do Sul
(Vitória, 2021)RESUMO: A partir das noções de epistemologias do Sul (por exemplo, SOUSA SANTOS, 2021), pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2020a), tradução intercultural (SOUSA SANTOS, 2018), pedagogias decoloniais (WALSH; OLIVEIRA; CANDAU, ...
-
Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues
(Vitória, 2020)RESUMO: Tendo em vista a necessidade de um maior conhecimento sobre as consequências do contato entre línguas, objetivando um melhor planejamento do ensino da língua portuguesa, realizamos um estudo sobre as influências ...
-
A vírgula nas operações de linguagem : contribuições para o ensino sob o viés da epilinguagem
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa integra a área de concentração Linguagens e Letramentos e a linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, do Mestrado Profissional em Letras, ofertado em rede nacional no Instituto Federal ...
-
Aspecto verbal na língua portuguesa : abordagem com operações de linguagem no ensino fundamental II
(Vitoria, 2020)RESUMO: O ensino de gramática na maioria das escolas é ainda baseado em uma metalinguagem influenciada pela tradição descritivista de determinados conteúdos e isso, para o aluno, às vezes pouco reverbera na prática. Assim, ...
-
Ensino de arquitetura inclusiva para a educação profissional e tecnológica : uma experiência didática de inclusão social
(Vitória, 2021)RESUMO: A Arquitetura Inclusiva é uma área do conhecimento que tem como atribuição contribuir para a formação de espaços universais que respeitem a pluralidade a partir da interação entre toda a diversidade humana. No ...
-
Variação linguística e canção: uma proposta para as aulas de língua portuguesa no ensino fundamental
(Vitória, 2021)RESUMO: A sociedade diversa, na qual estamos inseridos, se manifesta na sala de aula devido a alguns fatores, dentre eles está a cultura a qual cada aluno pertence e o ambiente social em que convive. Dessa forma, essa ...
-
Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano
(Vitória, 2021)RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa ...
-
O Poetry Slam e a formação do leitor no Ensino Fundamental II : democratizando a leitura e a poesia a partir da composição de uma comunidade de slam na escola
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é ...
-
Noção de qualificação na língua portuguesa : abordagens e operações de linguagem no ensino fundamental II
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho se situa na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Pós-graduação Formação Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Objetivou ...
-
O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. ...
-
Viver dói : contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis contribuições para minorar, no espaço da sala de aula, manifestações do machismo arraigado em nossa cultura. Para tanto, buscamos a mediação da arte sequencial ...
Redes Sociais