A interdisciplinaridade e seus olhares sobre a cultura corporal mediados por textos de divulgação científica : uma sequência didática para o ensino fundamental
Dissertação de mestrado
RESUMO: Os textos e documentários de divulgação científica estão entre os meios de popularização da ciência que mais despertam o interesse do grande público, justamente por seu caráter fronteiriço de jornalismo científico, construídos com o propósito de levar a ciência aos atores sociais. Neste sentido, este trabalho propõe a reflexão sobre uma metodologia de ensino da cultura corporal orientada pelos pressupostos teóricos da divulgação científica, da teoria libertadora de Paulo Freire, da teoria da complexidade de Edgar Morin e, por fim, das concepções de ensino de ciências de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A formação da cultura científica depende de um processo de desenvolvimento qualitativo da ciência, passando pelo seu ensino e formação de cientistas, do ensino para a ciência e finalmente depende da atuação massiva da divulgação científica. Na dimensão da cultura corporal, o estabelecimento de padrões corporais na sociedade moderna tem aliciado grande parte da população a uma busca insaciável pelo corpo perfeito. De modo a proporcionar um olhar crítico, de contribuir para a construção de uma cultura científica no campo da cultura corporal, buscaremos desenvolver uma pesquisa etnográfica escolar Os procedimentos de coleta serão: registros em diário de campo a partir da observação participante, além de registros de áudio de todos os momentos pedagógicos. A pesquisa foi realizada na EEEF Germano André Lube no município da Serra, com a turma de primeiro ano do ensino médio. No desenvolvimento de tais práticas educativas, aplicamos uma sequência didática de 12 aulas no primeiro semestre do ano de 2015, finalizando com uma mostra cultural aberta a todo o público escolar. Nosso produto final se constituiu de um guia didático, que será disponibilizado para aqueles professores que se interessem em desenvolver propostas correlatas a esta.
ABSTRACT: The texts and popular science documentaries are among the means of popularizing science that most arouse the interest of the general public precisely because of their border character of science journalism, built with the purpose of bringing science to social actors. Thus, this work proposes a reflection on a teaching methodology of physical culture guided by theoretical assumptions of scientific dissemination, liberating theory of Paulo Freire, the theory of complexity of Edgar Morin and, finally, educational conceptions of science Delizoicov, Angotti and Pernambuco. The formation of the scientific culture depends on a process of qualitative development of science, through its education and training of scientists, teaching for science and ultimately depends on the mass action of science communication (VOGT, 2003 cited LORDELO; PORTO, 2012). The size of the body culture, the establishment of body patterns in modern society has lured much of the population to an insatiable quest for the perfect body. In order to provide a critical eye, to contribute to the construction of a scientific culture in the field of physical culture, we will seek to develop a school ethnographic research (André, 2013). Collection procedures are : records in field diary from the participant observation , and audio records of all teaching moments . The survey was conducted in ESE Germano André Lube in the city of Serra, with the first year of high school class. To develop the educational practices , we applied a didactic sequence of 12 classes in the first half of 2015 , ending with a cultural show open to all public school . Our final product consisted of a teaching guide, which will be available for those teachers who are interested in developing proposals related to this .
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