Etnoornitologia na escola: existe variação no conhecimento sobre aves de acordo com a etnia?

Rui, David Rodrigues (2022)

tcc

Os humanos possuem relações entre si e com o meio em que vivem. Dessa forma, para que se entenda essas relações por meio de estudos, as etnociências surgiram como campos da ciência em que indica que o homem está envolvido nos estudos. Sabe-se que as relações existentes são as mais diversas, isso inclui as relações com as aves, animais que sempre cativaram a curiosidade do ser humano, tanto pela coloração das penas, pelos cantos melodiosos, pela capacidade de algumas espécies imitarem outras ou até mesmo o ser humano, e até para servirem de alimento. Considerando que a etnoornitologia visa compreender a relação entre homens e aves, este trabalho objetivou compreender se existem variações no conhecimento sobre as aves entre grupos étnicos de uma escola no município de Santa Teresa-ES . O estudo foi realizado com grupo formado por 51 alunos de três turmas de 2ª séries do Ensino médio, ambas do turno matutino, da EEEFM “José Pinto Coelho”, município de Santa Teresa – ES. Foi realizada uma intervenção pedagógica com as turmas para a explicação sobre a autoidentificação em algum grupo étnico. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário no Google Forms e foi cedido um tempo de uma aula para que os alunos pudessem responder. Os resultados mostram que, o termo etnia é confuso entre os alunos, sendo que muitos o relacionam com a coloração da pele. A maioria dos alunos possui algum conhecimento a respeito das aves, sendo que, em grande parte o conhecimento é proveniente de familiares, como contos de histórias míticas e formas de capturas de aves na natureza. Os alunos possuem entendimento quanto às ameaças que levam espécies de aves ao processo de extinção, bem como o conhecimento de algumas espécies que já foram extintas ou que estão se encontram em processo. Os alunos também demonstraram conhecimento acerca de espécies em extinção, porém, em espécies que são bem comentadas pela mídia ou por outros veículos de informação. Foi observado que os alunos confundiram espécies nativas com exóticas, além de espécies nativas que possuem morfologias parecidas ou nomes populares parecidos. Não houve variação significativa sobre o conhecimento de aves entre os grupos étnicos estudados.

Humans have relationships with each other and with the environment in which they live. This way, in order to understand these relationships through studies, ethnosciences emerged as fields of science in which it indicates that man is involved in studies. Thus, it is known that the existing relationships are the most diverse, this includes relationships with birds, animals that have always captivated human curiosity, both for the color of their feathers, for the melodious songs, for the ability of some species to imitate others. or even the human being, and even to serve as food. Considering that ethnoornithology aims to understand the relationship between men and birds, this work aimed to understand whether there are variations in knowledge about birds among ethnic groups in a school in the municipality of Santa Teresa-ES. The investigated group was formed by 51 students from three classes of 2nd grade of high school, both in the morning shift, from EEEFM “José Pinto Coelho”, municipality of Santa Teresa – ES. A pedagogical intervention was carried out with the classes to explain self-identification in some ethnic group. Data collection was carried out through a questionnaire in Google Forms and a class time was given for students to respond. The results show that the term ethnicity is confusing among students, and many relate it to skin color. Most students have some knowledge about birds, and most of the knowledge comes from family members, such as mythical stories and ways of capturing birds in the wild. Students have an understanding of the threats that lead bird species to the process of extinction, as well as knowledge of some species that have already been extinct or are in the process. Students also demonstrated knowledge about endangered species, however, in species that are well commented on by the media or other information vehicles. It was observed that students confused native with exotic species, in addition to native species that have similar morphologies or similar popular names. There was no significant variation in the knowledge of birds among the ethnic groups studied.


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