Protótipo de formação de professores autoinstrucional em Educação Ambiental Crítica (EAC)
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Este trabalho visou a construção de uma proposta de formação continuada autoinstrucional em Educação Ambiental Crítica (EAC) voltada aos professores da Educação Básica Pública. A EAC, termo cunhado na década de 1970, consolida-se como uma vertente emancipatória da Educação Ambiental, trazendo a articulação econômica-político-socioambiental para o centro do debate da relação conturbada entre o Homem e a natureza. Para isso, propõem-se uma formação autoinstrucional, com carga horária de 40 (quarenta) horas, divididas em 5 (cinco) módulos, que poderá ser utilizada como ideia pelas secretarias ou órgãos gestores da Educação Básica Pública, buscando incentivar professores que nunca tiveram contato com a temática e desejam fazer de sua prática docente uma ferramenta de resistência e libertação ambiental e social.
This work aimed to build a proposal for initial self-instructional training in Critical Environmental Education (CAT) aimed at teachers of Public Basic Education. The CAT, a term coined in the 1970s, is consolidated as an emancipatory strand of Environmental Education, bringing the economic-political-social-environmental articulation to the center of the debate on the concerned relationship between man and nature. For this, a self-instructional training is proposed, with a workload of 40 (forty) hours, divided into 5 (five) modules, which can be used as a idea by the secretariats or managing bodies of Public Basic Education, seeking to encourage teachers who have never had contact with the theme and wish to make their teaching practice a tool for resistance and environmental and social liberation.
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