dc.description.abstract | O projeto do sistema de freio para um protótipo de veículo off-road deve levar em
consideração a temperatura atingida pelo disco durante a frenagem, resultado do
atrito entre o disco e a pastilha, gerando a transformação da energia cinética em
térmica. Temperaturas muito elevadas podem causar falhas catastróficas e
silenciosas, como por exemplo perda do sistema de freio, devido a uma redução do
coeficiente de atrito e perda de pressão na linha, levada por formação de bolhas no
fluido. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o comportamento térmico do
disco de freio do protótipo SB7 da Equipe SamaBAJA durante processos de frenagem,
para prever falhas e selecionar o design e os materiais que atendam os critérios de
segurança. Partindo disso, foi realizada uma análise térmica do disco de freio com
rasgos do eixo dianteiro e comparou-se seu desempenho térmico com um disco sólido
e um disco ventilado, de mesmo diâmetro, materiais (ferro fundido cinzento, aço
inoxidável e aço carbono SAE 1045) e condições do veículo. Para o disco sólido e o
disco com aletas, utilizou-se o método analítico para escoamento paralelo em placas
planas em condições transientes. Com auxílio do software Matlab, foi analisado o
comportamento da temperatura superficial do disco. No caso do disco com rasgos
(design definido pela equipe para a competição Baja SAE de 2022), foi empregado o
método de elementos finitos no software Ansys para simulação do comportamento
térmico, utilizando como condições de contorno o coeficiente convectivo e a potência
de frenagem, obtidos no método analítico. No que se refere aos resultados, no método
analítico, o material que apresentou menor temperatura média nas duas
configurações foi o aço carbono SAE 1045, atingindo 71,74ºC e 60,05ºC em disco
sólido e com aletas, respectivamente, evidenciando que o acréscimo das aletas
aumenta a área de dissipação do calor e consequentemente reduz a temperatura
média do disco. Em relação ao disco com rasgos, considerando que o mesmo seja de
aço carbono 1045, foi possível observar que no instante inicial da frenagem, quando
é aplicado a potência máxima de frenagem, o disco atinge 180,19ºC, e após 60
segundos de resfriamento, a propagação do calor às regiões circunvizinhas resulta
numa redução da temperatura máxima do disco em 55,18%. | pt_BR |
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