Show simple item record

MODELAGEM E ANÁLISE TÉRMICA DE DISCOS DE FREIO PARA BAJA SAE

dc.contributor.advisorBelisário, Igor Chave
dc.contributor.authorOliveira, Jéssica Santos de
dc.date.accessioned2022-08-10T15:52:47Z
dc.date.available2022-08-10T15:52:47Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jéssica Santos de. Modelagem e análise térmica de discos de freio para Baja SAE. 2022. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Instituto Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2191
dc.description.abstractO projeto do sistema de freio para um protótipo de veículo off-road deve levar em consideração a temperatura atingida pelo disco durante a frenagem, resultado do atrito entre o disco e a pastilha, gerando a transformação da energia cinética em térmica. Temperaturas muito elevadas podem causar falhas catastróficas e silenciosas, como por exemplo perda do sistema de freio, devido a uma redução do coeficiente de atrito e perda de pressão na linha, levada por formação de bolhas no fluido. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o comportamento térmico do disco de freio do protótipo SB7 da Equipe SamaBAJA durante processos de frenagem, para prever falhas e selecionar o design e os materiais que atendam os critérios de segurança. Partindo disso, foi realizada uma análise térmica do disco de freio com rasgos do eixo dianteiro e comparou-se seu desempenho térmico com um disco sólido e um disco ventilado, de mesmo diâmetro, materiais (ferro fundido cinzento, aço inoxidável e aço carbono SAE 1045) e condições do veículo. Para o disco sólido e o disco com aletas, utilizou-se o método analítico para escoamento paralelo em placas planas em condições transientes. Com auxílio do software Matlab, foi analisado o comportamento da temperatura superficial do disco. No caso do disco com rasgos (design definido pela equipe para a competição Baja SAE de 2022), foi empregado o método de elementos finitos no software Ansys para simulação do comportamento térmico, utilizando como condições de contorno o coeficiente convectivo e a potência de frenagem, obtidos no método analítico. No que se refere aos resultados, no método analítico, o material que apresentou menor temperatura média nas duas configurações foi o aço carbono SAE 1045, atingindo 71,74ºC e 60,05ºC em disco sólido e com aletas, respectivamente, evidenciando que o acréscimo das aletas aumenta a área de dissipação do calor e consequentemente reduz a temperatura média do disco. Em relação ao disco com rasgos, considerando que o mesmo seja de aço carbono 1045, foi possível observar que no instante inicial da frenagem, quando é aplicado a potência máxima de frenagem, o disco atinge 180,19ºC, e após 60 segundos de resfriamento, a propagação do calor às regiões circunvizinhas resulta numa redução da temperatura máxima do disco em 55,18%.pt_BR
dc.format.extent84 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Projetospt_BR
dc.subjectFreios - Projetospt_BR
dc.titleMODELAGEM E ANÁLISE TÉRMICA DE DISCOS DE FREIO PARA BAJA SAEpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coZotelle, Ayrton Cavallini
dc.publisher.localSão Mateuspt_BR
ifes.campusCampus_Sao_Mateuspt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Sao_Mateuspt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia Mecânica
dc.contributor.memberMaioli, Arthur Guimaraes
dc.contributor.memberHelker, Paulo Victor Toso


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record