dc.contributor.advisor | Zocolotti, Alexandre Krüger | |
dc.contributor.author | Vaz, Samuel Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T11:35:59Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T11:35:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | VAZ, Samuel Souza. A formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória: uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-cultural. 2022. 69 p. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2190 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa teve como foco investigar as aprendizagens, ligadas à docência, manifestadas por alunos da turma de 2018 do curso Licenciatura em Matemática do Ifes, Campus Vitória. A partir de uma Revisão de Literatura feita e dos estudos desenvolvidos a respeito da Teoria Histórico-Cultural e da Aprendizagem Docente, elaboramos um questionário, com 5 (cinco) questões abertas a respeito do que é ser e os saberes necessários para um Professor de Matemática, os obstáculos, as
motivações e as aprendizagens dos participantes no decorrer do curso. O questionário
elaborado foi respondido por um grupo de 16 (dezesseis) estudantes que ingressaram
em 2018 no curso, que o acessaram por meio do software Google Forms. A análise
dos dados, feita com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, revela que
os participantes, ainda que tenham vivenciado um mesmo processo formativo,
manifestam, como relevantes, diferentes aprendizagens, bem como indicam
diferentes percepções a respeito de um mesmo tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Docente | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.title | A formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória : uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-cultura | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/9100624680250658 | |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3401311670439790 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Oliveira, Alex Jordane de | |
dc.contributor.member | Zocolotti, Alexandre Krüger | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3131702431327694 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8371-8517 | pt_BR |
Redes Sociais