Show simple item record

A formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória : uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-cultura

dc.contributor.advisorZocolotti, Alexandre Krüger
dc.contributor.authorVaz, Samuel Souza
dc.date.accessioned2022-08-10T11:35:59Z
dc.date.available2022-08-10T11:35:59Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationVAZ, Samuel Souza. A formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória: uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-cultural. 2022. 69 p. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2190
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa teve como foco investigar as aprendizagens, ligadas à docência, manifestadas por alunos da turma de 2018 do curso Licenciatura em Matemática do Ifes, Campus Vitória. A partir de uma Revisão de Literatura feita e dos estudos desenvolvidos a respeito da Teoria Histórico-Cultural e da Aprendizagem Docente, elaboramos um questionário, com 5 (cinco) questões abertas a respeito do que é ser e os saberes necessários para um Professor de Matemática, os obstáculos, as motivações e as aprendizagens dos participantes no decorrer do curso. O questionário elaborado foi respondido por um grupo de 16 (dezesseis) estudantes que ingressaram em 2018 no curso, que o acessaram por meio do software Google Forms. A análise dos dados, feita com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, revela que os participantes, ainda que tenham vivenciado um mesmo processo formativo, manifestam, como relevantes, diferentes aprendizagens, bem como indicam diferentes percepções a respeito de um mesmo tema.pt_BR
dc.format.extent69 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Docentept_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleA formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória : uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-culturapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/9100624680250658
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3401311670439790pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberCôco, Dilza
dc.contributor.memberOliveira, Alex Jordane de
dc.contributor.memberZocolotti, Alexandre Krüger
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3131702431327694pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8371-8517pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record