A formação inicial no curso de licenciatura em matemática do Ifes – campus Vitória : uma análise do processo formativo em diálogo com a teoria histórico-cultura
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A presente pesquisa teve como foco investigar as aprendizagens, ligadas à docência, manifestadas por alunos da turma de 2018 do curso Licenciatura em Matemática do Ifes, Campus Vitória. A partir de uma Revisão de Literatura feita e dos estudos desenvolvidos a respeito da Teoria Histórico-Cultural e da Aprendizagem Docente, elaboramos um questionário, com 5 (cinco) questões abertas a respeito do que é ser e os saberes necessários para um Professor de Matemática, os obstáculos, as motivações e as aprendizagens dos participantes no decorrer do curso. O questionário elaborado foi respondido por um grupo de 16 (dezesseis) estudantes que ingressaram em 2018 no curso, que o acessaram por meio do software Google Forms. A análise dos dados, feita com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, revela que os participantes, ainda que tenham vivenciado um mesmo processo formativo, manifestam, como relevantes, diferentes aprendizagens, bem como indicam diferentes percepções a respeito de um mesmo tema.
Redes Sociais