A educação ambiental na formação da consciência ecológica

Souza, João Victor Valli (2022)

tcc

RESUMO: Com o advento das indústrias e o desenvolvimento econômico, impactos ambientais foram causados no meio ambiente, e assim surgiu a necessidade de realizar a sensibilização da sociedade principalmente nas escolas, através da Educação Ambiental. É de fundamental importância que a Educação Ambiental venha ser um exercício para a cidadania, além de compreender seus processos, suas etapas e entender como, de fato, ela pode ser melhor trabalhada no contexto de sensibilização e tomada de consciência por parte das pessoas. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental na formação da consciência ecológica, na forma de uma revisão bibliográfica, além de compreender as diversas classificações da Educação Ambiental e sua relação com a sustentabilidade. A Educação Ambiental possui como objetivo compreender os processos por meio dos quais o próprio indivíduo na sociedade adquire a consciência do meio ambiente e constrói valores sociais, habilidades concretas, competências e atitudes voltadas para a sua conservação. Podendo ser conservadora, crítica, emancipatória, transformadora e uma ecopedagogia. A Educação Ambiental e a sustentabilidade se relacionam e podem ser utilizadas como instrumento para proporcionar o interesse nas pessoas pela preservação do ambiente através de pensamentos e atitudes sustentáveis, formando assim a consciência ecológica no indivíduo, sendo um dos temas mais visíveis nos últimos anos, definida como a capacidade de compreender o ambiente em que vivemos e o impacto das ações humanas na natureza. ABSTRACT With the advent mainly of the society of environmental schools, economic development was created in the middle and thus the need to carry out the awareness of Environmental Education arose. The environmental issue, considered important by the actions of human beings, is one of the most important factors in school research, as it is related to the future of humanity and existence on Earth. In this sense, it is essential that Environmental Education can be an exercise for citizenship, in addition to understanding its processes, its stages and understanding how, in fact, it can be better worked in the context of awareness. Thus, the present work aims to present the importance of Environmental Education in the formation of ecological awareness, in the form of a literature, in addition to understanding the classifications of Environmental Education and its relationship with sustainability. Environmental Education aims to understand the processes through which the individual in society acquires awareness of their environment and builds social values, concrete skills, competences and attitudes aimed at preserving the environment. It can be conservative, critical, emancipatory, transformative and an eco-pedagogy. Environmental Education and sustainability are related and can be used as an instrument to provide people with interest in preserving the environment through sustainable thoughts and attitudes, thus forming ecological awareness in the individual, being one of the most visible themes in recent years, defined as the ability to understand the environment in which we live and the impact of human actions on nature.


Colecciones: