Interações em sala de aula e em redes sociais no estudo de sólidos geométricos no ensino médio

Rovetta, Organdi Mongin (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar habilidades do pensamento geométrico construídas por alunos do ensino médio por meio de interlocuções propiciadas pela interação em sala de aula e em redes sociais durante o estudo de sólidos geométricos e desenvolve uma prática pedagógica utilizando a rede social Facebook como um espaço complementar à sala de aula. A proposta é integrar esses dois ambientes, de forma que o conteúdo estudado em um deles tenha continuidade no outro. Essa prática envolveu 89 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Iconha-ES. Foram 16 aulas presenciais, em que ocorreram variadas atividades envolvendo visualização de sólidos geométricos. Paralelamente a isso, o ambiente virtual, cujo acesso ocorreu fora do ambiente escolar, destaca a possibilidade de agregar outros recursos multimídia e também trabalhar com resolução de problemas, ponto forte da interação entre os alunos. Como embasamento teórico, a pesquisa recorreu a uma proposta de aprendizagem dialógica, apoiada em Freire. Acerca do processo de ensino-aprendizagem de geometria, fundamenta-se na forma como a teoria de Van Hiele explica a construção do pensamento geométrico dentro de cada nível e, como forma de ampliar as discussões sobre o nível inicial dessa teoria, que é a visualização, busca apoio nas concepções de Angel Gutiérrez. Quanto ao suporte sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação matemática, com ênfase nas relações de interação em ambientes virtuais, os trabalhos de Marcelo Bairral, alguns dos quais em parceria com Arthur Powell, contribuem significativamente. Nesta pesquisa, que assume natureza qualitativa, a análise dos dados construídos ao longo do processo ocorreu em diferentes níveis e momentos, culminando na análise final, que teve por base as interações dos alunos no ambiente virtual, por meio das quais foi possível identificar algumas habilidades do pensamento geométrico. A análise possibilitou concluir que inicialmente os alunos classificam os sólidos com base em sua aparência global, pois as habilidades necessárias para identificá-lo por meio de suas características são construídas lenta e implicitamente, até se tornarem conscientes. Por isso, a utilização de imagens em atividades de geometria é importante, principalmente na fase inicial, já que sem elas é preciso converter a informação abstrata em imagem visual. Desse modo, a pesquisa traz indicativos de que, quando estabelecida uma conexão com as atividades desenvolvidas em sala de aula, a interação, a aprendizagem e o envolvimento dos alunos são satisfatórios. O trabalho investigativo apresentado subsidiou a construção de um guia didático disponível na página do EDUCIMAT. O guia é destinado a professores de Matemática e tem por objetivo ser um material de apoio e servir de inspiração para a criação de novas atividades envolvendo visualização de sólidos geométricos mediante adaptações necessárias.

ABSTRAT: This research aims to analyze skills of geometric thinking built by high school students through dialogues afforded by the interaction in the classroom and on social networks during the study of geometric solids and it develops a pedagogical practice using the Facebook social network as a space complementary to the classroom. The proposal is to integrate these two environments so that the contents studied in one of them has continuity to the other. This practice involved 89 students of the third year of high school in a public school in the city of Iconha-ES. There were 16 live classes where occurred varied activities involving geometric solids. Alongside that, the virtual environment, which access took place outside the school environment, it highlights the possibility of adding other multimedia resources and also work with problem solving, strong point of interaction between the students. As a theoretical basis, the survey used a proposal for dialogical learning, supported by Freire. About the teaching process and geometry learning, is based on the way the theory of Van Hiele explains the construction of geometric thinking within each level and as a way to broaden the discussion on the initial level of this theory, which is the visualization, seeks support in Angel Gutierrez conceptions. About the support on the use of information and communication technologies in mathematics education, with emphasis on the relationships of interaction in virtual environments, Marcelo Bairral works, some of them in partnership with Arthur Powell, contribute significantly. In this research, which takes qualitative terms, the data analysis built throughout the process occurred at different levels and times, culminating in the final analysis, which was based on the interactions of students in the virtual environment, through which it was possible to identify some skills of the geometric thinking. The analysis led us to conclude that students initially classify solids based on their overall appearance, because the skills needed to identify it through its features are built slowly and implicitly, until they become aware. Therefore, the use of images in geometry activity is important, especially in the initial phase, because without them it is necessary to convert the abstract information image to visual image. Thus, the research brings indicative that when you establish a connection with the activities in the classroom, interaction, learning and student engagement are satisfactory. The investigative work presented subsidized the construction of a didactic guide available in EDUCIMAT page. The guide is meant for math teachers and aims to be a support material and serve as inspiration for the creation of new activities involving viewing of geometric solids on demand of necessary changes.


Collections: