dc.contributor.advisor | Lorenzoni, Claudia Alessandra Costa de Araujo | |
dc.contributor.author | Nunes, Kaio Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T11:54:49Z | |
dc.date.available | 2022-08-03T11:54:49Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Kaio Oliveira. Saberes e fazeres Guarani em uma aldeia de etnoturismo em Aracruz-ES: um diálogo com a matemática sobre ações do vento em edificações de bases arredondadas. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2173 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Os povos indígenas no Brasil dispõem de uma riqueza cultural abundante que se manifesta de maneira significativa nas realizações de diversas atividades, por meio das quais empregam e desenvolvem práticas e saberes que tanto preservam quanto constituem traços de uma identidade de suas comunidades. Esta pesquisa analisou contribuições de saberes e fazeres guarani sobre edificações de base arredondada da Aldeia Temática, Tekoá Mirím, em diálogo com a educação escolar indígena, por meio de saberes matemáticos e do estudo das ações do vento nesse tipo de edificações. Acreditamos que, no contexto multidisciplinar em que se constituem saberes e fazeres de comunidades indígenas, a análise de trajetórias e dos carregamentos que o vento incide no topo ou na base de uma edificação pode favorecer a construção de conceitos da matemática escolar. Como aporte teórico, foram adotados fundamentos da Etnomatemática ao entender que o conhecimento de um sujeito se constrói, transmite e transforma por meio de sua cultura e de sua realidade. Em termos metodológicos, esta pesquisa assume cunho etnográfico, com embasamento explicativo, descritivo e exploratório, de caráter qualitativo, baseado em um estudo de caso e fundamentado em referenciais bibliográficos, tendo como objetivos específicos: investigar a educação Matemática e o seu aporte para com a educação escolar indígena dos Guarani, apontando possíveis relações de conceitos matemáticos a saberes e fazeres Guarani; examinar os elementos da arquitetura das edificações de bases arredondadas, correlacionando seus conceitos – elipse, oval e circunferência; e analisar as ações do vento nas edificações dos povos indígenas. O desenvolvimento da pesquisa apresenta como resultados a determinação das bases das edificações apresentando um arquétipo que se assemelha a uma elipse, a importância do conhecimento validado, repassado e vivenciando no âmbito familiar no que tange as construções das edificações, o emprego da Matemática na interpretação de elementos da natureza e nas maneiras de saber e fazer de cunho matemático na cultura dos Guarani. Além da relevância na confecção de materiais futuros acerca da temática para a aplicação em um ensino escolar indígena. | pt_BR |
dc.format.extent | 81 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Povo Guarani | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Saberes Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Bases Arredondadas | pt_BR |
dc.subject | Ações do Vento | pt_BR |
dc.title | Saberes e fazeres Guarani em uma aldeia de etnoturismo em Aracruz-ES : um diálogo com a matemática sobre ações do vento em edificações de bases arredondadas | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6398986096354286 | |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Moura, Rony Cláudio de Oliveira Freitas | |
dc.contributor.member | Azevedo, Ana Paula | |
dc.contributor.member | Lorenzoni, Claudia Alessandra Costa de Araujo | |
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