Saberes e fazeres Guarani em uma aldeia de etnoturismo em Aracruz-ES : um diálogo com a matemática sobre ações do vento em edificações de bases arredondadas
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Os povos indígenas no Brasil dispõem de uma riqueza cultural abundante que se manifesta de maneira significativa nas realizações de diversas atividades, por meio das quais empregam e desenvolvem práticas e saberes que tanto preservam quanto constituem traços de uma identidade de suas comunidades. Esta pesquisa analisou contribuições de saberes e fazeres guarani sobre edificações de base arredondada da Aldeia Temática, Tekoá Mirím, em diálogo com a educação escolar indígena, por meio de saberes matemáticos e do estudo das ações do vento nesse tipo de edificações. Acreditamos que, no contexto multidisciplinar em que se constituem saberes e fazeres de comunidades indígenas, a análise de trajetórias e dos carregamentos que o vento incide no topo ou na base de uma edificação pode favorecer a construção de conceitos da matemática escolar. Como aporte teórico, foram adotados fundamentos da Etnomatemática ao entender que o conhecimento de um sujeito se constrói, transmite e transforma por meio de sua cultura e de sua realidade. Em termos metodológicos, esta pesquisa assume cunho etnográfico, com embasamento explicativo, descritivo e exploratório, de caráter qualitativo, baseado em um estudo de caso e fundamentado em referenciais bibliográficos, tendo como objetivos específicos: investigar a educação Matemática e o seu aporte para com a educação escolar indígena dos Guarani, apontando possíveis relações de conceitos matemáticos a saberes e fazeres Guarani; examinar os elementos da arquitetura das edificações de bases arredondadas, correlacionando seus conceitos – elipse, oval e circunferência; e analisar as ações do vento nas edificações dos povos indígenas. O desenvolvimento da pesquisa apresenta como resultados a determinação das bases das edificações apresentando um arquétipo que se assemelha a uma elipse, a importância do conhecimento validado, repassado e vivenciando no âmbito familiar no que tange as construções das edificações, o emprego da Matemática na interpretação de elementos da natureza e nas maneiras de saber e fazer de cunho matemático na cultura dos Guarani. Além da relevância na confecção de materiais futuros acerca da temática para a aplicação em um ensino escolar indígena.
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