Jogo online como ferramenta de ação pedagógica

Zanol, Ramiro (2022)

tcc

O lúdico é um assunto muito falado no ensino, porém quase nunca explorado, seja por falta de recursos nas escolas ou por falta de estímulo dos professores. Esse trabalho procurou estimular a aprendizagem dos alunos do 6°ano da escola E.M.E.F. Professor Ethevaldo Damazio, através de uma atividade lúdica sendo ela um jogo online no formato “Quizz” com perguntas a respeito dos vertebrados. O projeto foi aplicado aproximadamente para 30 alunos do sexto ano onde, primeiramente foi apresentado a ferramenta “Wordwall” e aplicado um questionário inicial com fim comparativo. Em seguida foi apresentado o jogo “Ultimate Quizz vertebrados” para que com o jogo eles exercitassem o conteúdo proposto de forma mais descontraída. Por fim foi feita uma discussão sobre e novamente foi aplicado o questionário inicial a fim de avaliar a eficiência do projeto. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos alunos possuem dificuldade em aprender o conteúdo de ciências, porém com o jogo houve melhora expressiva, ainda também ressalto que a maioria dos alunos nunca tiveram acessos a jogos educativos. Segundo os alunos, ter esse contato com o jogo deixou a aprendizagem mais prazerosa, fazendo assim com que os alunos ficassem mais participativos durante as aulas resultando em um melhor aprendizado.


Collections: