Fábula: uma proposta de produção textual para alunos com Síndrome de Down alfabetizados

Bueno, Graziele Falcão (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O presente trabalho propõe uma Sequência Didática com foco na produção textual para alunos com síndrome de Down alfabetizados e matriculados em turmas de Ensino Fundamental II. A proposta consiste na aplicação de uma série de atividades adaptadas que objetivam auxiliar a aprendizagem do conteúdo por esses alunos, bem como na elaboração de uma produção textual baseada no gênero fábula, tendo como referência a fábula A Raposa e a Cegonha. Os alunos deverão elaborar uma narrativa de sua própria autoria, levando em consideração os estímulos durante a aprendizagem e as estratégias pedagógicas desenvolvidas, tendo como foco atingir a coesão e a coerência textual. Para isso, serão considerados os conhecimentos adquiridos por eles ao longo da vida, bem como a coordenação motora, o contexto social, as estratégias já desenvolvidas por eles na produção de suas ideias, além dos recursos cognitivos utilizados pelos alunos com síndrome. Ou seja, tal material tem como objetivo o apoio para que os educadores desenvolvam suas metodologias de ensino em sala de aula, no que diz respeito à elaboração de texto escrito por alunos com Down alfabetizados.