Noções de Educação Financeira em jovens no primeiro emprego
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RESUMO: Esta pesquisa trata da educação financeira na juventude, sobretudo em investigar as práticas de gestão financeira pessoal na primeira experiência profissional remunerada. Assunto de grande relevância na sociedade, dados seus benefícios e consequências a curto e longo prazo, tem sido pauta no cotidiano de muitos brasileiros. Abordar tais práticas, bem como incentivá-las a partir do momento em que o jovem está inserido no mercado de trabalho e tem responsabilidade de gerir seus recursos, previnem futuros endividamentos, situações de inadimplência e aumenta a capacidade de lidar com as ofertas financeiras do mercado. Os procedimentos metodológicos se resumem a pesquisa bibliográfica que abordará a importância do assunto, além da pesquisa de campo em que os resultados obtidos significarão o alcance do objetivo de compreender quais informações sobre educação financeira os jovens em sua primeira experiência profissional possuem. Constatou-se que os jovens pesquisados são em sua maioria, responsáveis pelos seus recursos, estão em busca de independência e um alto percentual gasta igual ou mais do que ganha. Também um significante percentual não possui reserva financeira para imprevistos, e se sentem pouco seguros com os conhecimentos que possuem. No entanto, os jovens já possuem boas estratégias nas decisões de compra e investimento. A família demonstrou ser a principal fonte de conhecimento básico do assunto, enquanto a escola é o menos relevante, de acordo com resultados obtidos.
ABSTRACT: This research deals with financial education in youth, especially in investigating personal financial management practices in the first paid professional experience. A matter of great relevance in society, given its benefits and consequences in the short and long term, it has been a daily topic for many Brazilians. Addressing such practices, as well as encouraging them from the moment the young person is inserted in the job market and is responsible for managing their resources, prevents future indebtedness, default situations and increases the ability to deal with the financial offers of the market. . The methodological procedures are summarized in bibliographic research that will address the importance of the subject, in addition to field research in which the results obtained will mean reaching the objective of understanding what information about financial education young people in their first professional experience have. It was found that the young people surveyed are mostly responsible for their resources, are in search of independence and a high percentage spends equal to or more than they earn. Also, a significant percentage does not have a financial reserve for unforeseen events, and they feel insecure with the knowledge they have. However, young people already have good strategies in purchasing and investment decisions. The family proved to be the main source of basic knowledge on the subject, while the school is the least relevant, according to the results obtained.
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