Ensino de ciências por abordagem temática : formação orgânica e socioambiental das classes populares na escola

Santos, Wellington Alves dos (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: No bojo do projeto “Alfabetização científica no contexto da cidadania socioambiental de Vitória/ES” analisa-se dimensões do Ensino de Ciências por Abordagem Temática com vistas à uma formação intelectual mais orgânica e socioambiental na EMEF TAN, uma escola inserida em uma área em vulnerabilidade social da Grande Vitória/ES. Nas premissas da pesquisa qualitativa com inspirações de Pesquisa Participante, na vivência da comunidade escolar e de suas questões com professores e demais profissionais, a partir do contexto da disciplina de Ciências, conotamos parcialmente o currículo vivido na escola na dimensão de sua atenção aos alunos pertencentes às classes populares e analisamos dimensões do Ensino de Ciências por Abordagem Temática e suas contribuições na constituição de uma Educação e um Ensino de Ciências transformador, que favorecia uma formação intelectual mais orgânica e socioambiental dos educandos. O projeto “Saneamento Básico e Sustentabilidade” e a “Oficina Cheiros e Sabores com Ciências e Matemática” foram duas atividades importantes para o desenvolvimento da pesquisa e das análises construídas balizadas nos objetivos da mesma. Ao enfrentar os desafios do currículo instituído na escola na tarefa de colocar em prática essas atividades que tinham como eixo estruturante a Abordagem Temática, militou-se pela concretização progressiva da função social da escola perante o contexto sociohistórico atual e por um currículo a favor das classes populares. E chamamos à atenção para a formação intelectual orgânica, promovida pela escola no cumprimento de sua função em estreita relação com as vicissitudes vividas pelos estudantes e o grupo social de sua origem. No desenvolvimento das atividades podemos perceber um currículo pouco sensível aos sujeitos, estudantes, das classes populares que a escola atendia. Destacaram-se importantes gargalos: uma dinâmica de funcionamento da escola que dificultava o processo de ensino e aprendizagem; professores com dificuldades em estabelecer um processo de ensino mais qualificado mirando um horizonte político mais justo e igualitário no sentido social e; alunos com dificuldades de relação com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas nela. No contexto desse currículo podemos evidenciar desafios e possibilidades com a Abordagem Temática em sala de aula com os temas Saneamento Básico e Sustentabilidade. Pode-se, ainda, demonstrar como o eixo temático Educação Ambiental de cunho crítico, previsto no plano de ação da escola, pode figurar como importante tema estruturante do currículo. Ao possibilitar, através de atividades teórico-práticas e prático-teóricas, um processo educativo em Ciências, e Matemática, trans/interdisciplinar a partir das hortas da escola. Um movimento de promover desinteressadamente a apropriação dos saberes científicos em estreita relação com a constituição de uma consciência socioambiental atenta os reveses sociais e vislumbrando transformações.

ABSTRACT: In the midst of the "Scientific Literacy in the context of sustainability" analyzes dimensions of science education by Thematic Approach with a view to a more organic and environmental intellectual formation in EMEF TAN, an entered school in an area where social vulnerability of the Great Vitória/ES. In the premises of qualitative research with Action-research inspirations, the experience of the school community and its issues with teachers and other professionals, from the context Sciences discipline, partially we denote the curriculum lived at school the size of their attention to students belonging to the popular classes and analyze dimensions of science education by Thematic Approach and their contributions to the establishment of an Education and a transformer Science Teaching, which favored an intellectual training more organic and environmental of students. The project "Sanitation and Sustainability" and "Smells and flavors Workshop with Science and Mathematics" were two important activities for the development of research and analysis built buoyed the objectives thereof. To meet the challenges of curriculum instituted at the school in the task of putting into practice these activities that had as structure Thematic Approach, it militated-the progressive realization of the school's social function to the current socio-historical context and a curriculum in favor of working classes. And we call the attention to the organic intellectual, promoted by the school in fulfilling its function in close relationship with the vicissitudes experienced by students and the social group of origin. The development of activities we can see a little sensitive to the subject curriculum, students of working classes that the school attended. Highlights were major bottlenecks: a school working dynamics which hindered the process of teaching and learning; teachers with difficulties in establishing a more qualified teaching process targeting a more just and egalitarian political horizon in the social sense and; students with difficulties in relation to the school environment and the activities in it. In the context of this curriculum we can highlight challenges and possibilities with the Thematic Approach in the classroom with the Basic Sanitation and Sustainability issues. One can also demonstrate how the main theme Environmental Education critical nature, provided for in the school action plan can figure as an important structural theme of the curriculum. By enabling, through theoretical and practical activities and practical-theoretical, an educational process in Science and Mathematics, trans / interdisciplinary from the school gardens. A motion selflessly promote the appropriation of scientific knowledge in close relation to the establishment of a careful environmental awareness and social setbacks shimmering transformations.


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