Sistema de aprendizado dinâmico de módulos fotovoltaicos baseado em digital twin
trabalho de conclusao de curso
RESUMO: Por vários séculos o processo de aprendizagem se deu por métodos clássicos, onde o ensino é passado por meio de livros textos e mentoria de professores. Nos últimos anos, entretanto, uma onda de evolução tecnológica tem varrido a humanidade e influenciado todos os setores da organização social, inclusive a educação. Essa onda é conhecida como Indústria 4.0, e é consequência da quarta revolução industrial, que trouxe consigo os conceitos de produtos, processos e fábricas inteligentes. Um dos grandes trunfos da Industria 4.0 é o Digital Twin, uma tecnologia que visa obter o espelhamento de um elemento físico no meio digital. Esse espelhamento, por sua vez, pode ser utilizado para várias finalidades, seja uma análise de dados, tomada de decisões, avaliação e/ou monitoramento de modelos físicos, entre outras. Por esses motivos o Digital Twin tem mostrado grande potencial como ferramenta didática em cursos de engenharia, pois com ele, estudantes podem ter fácil acesso a equipamentos e processos industriais que, outrora, não eram acessíveis. Um exemplo de equipamento pouco acessível, são os módulos fotovoltaicos, já que são equipamentos caros e, geralmente, instalados em locais de difícil acesso. Mesmo assim, é uma tecnologia que tem crescido exponencialmente, gerando um déficit de mão de obra qualificada no mercado. Nesse sentido, este trabalho desenvolveu um modelo de Digital Twin de um sistema de geração fotovoltaico e hospedado na nuvem que possa ser acessado por qualquer indivíduo que tenha um computador com acesso à internet, com o intuito de introduzir os sistemas fotovoltaicos aos usuários do simulador e mostrar o caminho para a criação de novos Digitais Twins.
- Engenharias641
Redes Sociais