dc.contributor.advisor | Comarú, Michele Waltz | |
dc.contributor.author | Kauark, Fabiana da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T23:05:04Z | |
dc.date.available | 2017-08-28T23:05:04Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | KAUARK, Fabiana. Desvendando os laboratórios de ensino de ciências: investigação sobre suas características e atividades. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/214 | |
dc.description.abstract | RESUMO: No âmbito dos cursos de licenciatura em ciências busca-se formar o professor com
perfil crítico reflexivo, com atitudes ativas, que desenvolva novas práticas
pedagógicas. E para que essa formação efetivamente ocorra torna-se necessária
uma renovação nas metodologias e nos espaços para ensinar a ensinar ciências.
Diferentes pesquisas debatem e defendem a utilização do laboratório de ciências
como recurso facilitador de “ensinagem” das ciências articulada pela
experimentação. Portanto, esta pesquisa visou identificar as contribuições dos
laboratórios de ensino de ciências para os cursos de formação de professores. Além
de apresentar características gerais de seis laboratórios de ensino de ciências de
universidades brasileiras, contar suas histórias e das pessoas que neles trabalham
nos âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão. Os laboratórios investigados
foram: “Laboratório de Educação Química, Ciências e Atividades Lúdicas – UFG”,
“Laboratório de estágio supervisionado e ensino de ciências – UFG”, ”Laboratório de
pesquisa e ensino de Química – UnB”, “Laboratório de pesquisa em Ensino de
química e tecnologias educativas – USP”, “Laboratório Aberto do grupo de pesquisa
em educação química – USP” e “Laboratório de Ensino de Ciências – UESC/BA”.
Por meio de visitas técnicas in loco, utilizando como instrumentos de coleta de
dados entrevistas, registros fotográficos e diários de bordo, foi possível identificar
características gerais dos laboratórios, especialmente no que tange a formação
inicial de professores e o forte vínculo que se estabelece entre teoria e prática
docente nesses espaços de formação; A prática extensionista que envolve
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atividades do Pibid e atividades voltadas para iniciação científica e divulgação
científica (incluindo o atendimento à escolas); A relação direta desses laboratórios
com os cursos de licenciatura e; As histórias de suas implementações muito
relacionadas com a motivação de um indivíduo - ou uma equipe - impulsionadas
fortemente pela vontade de fazer uma formação de professores em ciências
comprometida com a experimentação, a contextualização dos conteúdos científicos
e com ênfase na pesquisa em ensino. Como produto educacional, essa pesquisa
deu origem a um livro chamado “LAPEC – Laboratório de práticas de ensino de
ciências: Um lugar onde se aprende a ensinar...” que serve de registro histórico do
caminho percorrido em dois anos para a implementação do laboratório de ensino do
campus Vila Velha. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: As part of degree courses seeking to form the science teacher with reflective critical
profile, with active attitudes, to develop new pedagogical practices. And for that
training to occur effectively becomes necessary a renewal in methodologies and
teaching spaces for teaching sciences. Different research discuss and advocate the
use of science as a facilitator resource laboratory "teaching and learning" of science
articulated by experimentation. Therefore, this study aimed to identify the
contributions of teaching science labs for teacher training courses. In addition to
presenting general characteristics of six teaching laboratories of Brazilian universities
sciences, tell their stories and persons working in the areas of research, teaching and
extension. The investigated laboratories were "Chemistry Education Laboratory,
Science and playful Activities - UFG", "Supervised training laboratory and science
education - UFG", "Research Lab and Chemistry teaching - UNB", "Research
Laboratory in Education chemistry and educational technologies - USP", " Open
Laboratory of the research group in chemical education – USP" and "Science
Teaching Laboratory - UESC / BA". Through technical visits on the spot, using as
interviews data collection instruments, photographic and daily logs board, it was
possible to identify general characteristics of laboratories, especially with respect to
initial teacher education and the strong bond established between theory and
teaching practice in these areas of training; The extension practice that involves Pibid
activities and activities focused on science and science communication initiation
(including compliance with schools); The direct relationship of these laboratories to
the degree courses; The stories of their closely related implementations with the
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motivation of an individual - or a team - strongly driven by the will to make a committed teacher training in science through experimentation, contextualization of scientific content and emphasis on research in education. As an educational product, this research resulted in a book called "LAPEC - science teaching practices Laboratory: A place where one learns to teach ..." which serves as a historical record of the path taken in two years for the implementation of laboratory campus Vila Velha teaching. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Desvendando os laboratórios de ensino de ciências : investigação sobre suas características e atividades. | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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