Desvendando os laboratórios de ensino de ciências : investigação sobre suas características e atividades.
Dissertação de mestrado
RESUMO: No âmbito dos cursos de licenciatura em ciências busca-se formar o professor com perfil crítico reflexivo, com atitudes ativas, que desenvolva novas práticas pedagógicas. E para que essa formação efetivamente ocorra torna-se necessária uma renovação nas metodologias e nos espaços para ensinar a ensinar ciências. Diferentes pesquisas debatem e defendem a utilização do laboratório de ciências como recurso facilitador de “ensinagem” das ciências articulada pela experimentação. Portanto, esta pesquisa visou identificar as contribuições dos laboratórios de ensino de ciências para os cursos de formação de professores. Além de apresentar características gerais de seis laboratórios de ensino de ciências de universidades brasileiras, contar suas histórias e das pessoas que neles trabalham nos âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão. Os laboratórios investigados foram: “Laboratório de Educação Química, Ciências e Atividades Lúdicas – UFG”, “Laboratório de estágio supervisionado e ensino de ciências – UFG”, ”Laboratório de pesquisa e ensino de Química – UnB”, “Laboratório de pesquisa em Ensino de química e tecnologias educativas – USP”, “Laboratório Aberto do grupo de pesquisa em educação química – USP” e “Laboratório de Ensino de Ciências – UESC/BA”. Por meio de visitas técnicas in loco, utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas, registros fotográficos e diários de bordo, foi possível identificar características gerais dos laboratórios, especialmente no que tange a formação inicial de professores e o forte vínculo que se estabelece entre teoria e prática docente nesses espaços de formação; A prática extensionista que envolve 6 atividades do Pibid e atividades voltadas para iniciação científica e divulgação científica (incluindo o atendimento à escolas); A relação direta desses laboratórios com os cursos de licenciatura e; As histórias de suas implementações muito relacionadas com a motivação de um indivíduo - ou uma equipe - impulsionadas fortemente pela vontade de fazer uma formação de professores em ciências comprometida com a experimentação, a contextualização dos conteúdos científicos e com ênfase na pesquisa em ensino. Como produto educacional, essa pesquisa deu origem a um livro chamado “LAPEC – Laboratório de práticas de ensino de ciências: Um lugar onde se aprende a ensinar...” que serve de registro histórico do caminho percorrido em dois anos para a implementação do laboratório de ensino do campus Vila Velha.
ABSTRACT: As part of degree courses seeking to form the science teacher with reflective critical profile, with active attitudes, to develop new pedagogical practices. And for that training to occur effectively becomes necessary a renewal in methodologies and teaching spaces for teaching sciences. Different research discuss and advocate the use of science as a facilitator resource laboratory "teaching and learning" of science articulated by experimentation. Therefore, this study aimed to identify the contributions of teaching science labs for teacher training courses. In addition to presenting general characteristics of six teaching laboratories of Brazilian universities sciences, tell their stories and persons working in the areas of research, teaching and extension. The investigated laboratories were "Chemistry Education Laboratory, Science and playful Activities - UFG", "Supervised training laboratory and science education - UFG", "Research Lab and Chemistry teaching - UNB", "Research Laboratory in Education chemistry and educational technologies - USP", " Open Laboratory of the research group in chemical education – USP" and "Science Teaching Laboratory - UESC / BA". Through technical visits on the spot, using as interviews data collection instruments, photographic and daily logs board, it was possible to identify general characteristics of laboratories, especially with respect to initial teacher education and the strong bond established between theory and teaching practice in these areas of training; The extension practice that involves Pibid activities and activities focused on science and science communication initiation (including compliance with schools); The direct relationship of these laboratories to the degree courses; The stories of their closely related implementations with the 8 motivation of an individual - or a team - strongly driven by the will to make a committed teacher training in science through experimentation, contextualization of scientific content and emphasis on research in education. As an educational product, this research resulted in a book called "LAPEC - science teaching practices Laboratory: A place where one learns to teach ..." which serves as a historical record of the path taken in two years for the implementation of laboratory campus Vila Velha teaching.
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