EDUCAÇÃO CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS IMPLICADOS
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A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo teórico-crítico propositivo acerca da educação linguística em língua inglesa com fins de justiça social no contexto das práticas locais. Para tanto, propôs o desprendimento da lógica neoliberal que busca subordinar a escola às leis de mercado e convertê-la em um espaço de competição e individualismo, para engajar-se a uma racionalidade outra que privilegie a coletividade e a colaboração. Assim, este trabalho propõe, por meio de uma pesquisa-ação, a colaboração ativa entre os sujeitos e os saberes, rompendo com a ideia da simples transmissão ou aplicação do conhecimento e possibilitando a construção coletiva. Adotando uma visão de língua como prática social de construção de conhecimentos, a intervenção pedagógica proposta ao longo do trabalho possibilita práticas de letramento verdadeiramente relevantes e inclusivas, que acolhem a diversidade de saberes e interpretações que emergem no processo situado e negociado de construção de sentidos. Os construtos deste estudo revelam que as práticas pedagógicas, quando conscientes e respaldadas em epistemologias e teorias que se alinham aos objetivos que se espera alcançar, podem contribuir para que os/as educandos/as, bem como o/a próprio/a educador/a, se compreendam implicados/as na resolução dos problemas sociais que alimentam as desigualdades. O presente trabalho demonstra, portanto, que as práticas pedagógicas de educação linguística, apoiadas em práticas de letramentos implicados, possibilitam a abertura de espaços coletivos de ação e colaboração que edificam a responsabilidade coletiva necessária à luta por justiça social.
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