O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica
tcc
RESUMO: A era tecnológica tem solicitado dos profissionais e instituições de ensino práticas que envolvam a utilização das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Logo, surgem diferentes estratégias que mesclam métodos tradicionais às ferramentas digitais objetivando a construção de novas abordagens do ensino. Na presente pesquisa propomos uma atividade de intervenção pedagógica com foco na criação de um podcast para promover a leitura literária entre educandos de uma escola pública da rede municipal localizada no município de João Pessoa, estado da Paraíba. A atividade apresenta as seguintes etapas: 1) promoção de uma oficina de mídia sonora com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; 2) realização de um círculo de leitura literária; 3) captação dos áudios, gravação e compartilhamento do podcast; e 4) organização de um sarau para socialização do material. No percurso teórico, recorremos aos aportes teórico-críticos de Yunes (1995), Carvalho e Ivanoff (2010), Terra (2014), Javorski (2017), entre outros. Além disso, realizamos revisão bibliográfica baseada na observação de trabalhos que trazem reflexões e relatos de experiência de educadores que têm utilizado a referida mídia em sua prática pedagógica. Quanto à metodologia sugerida na atividade de intervenção para avaliar a aprendizagem e a opinião dos estudantes sobre a prática, pensamos na aplicação de questionário semiestruturado no Google Forms seguida de análise interpretativista com base em Moita Lopes (2019) e Bortoni-Ricardo (2008), cujo foco está na interpretação subjetiva das experiências sociais.
Redes Sociais