dc.contributor.advisor | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | |
dc.contributor.author | Hoffmann, Stefania Reis Antunes | |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T22:59:51Z | |
dc.date.available | 2017-08-28T22:59:51Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | HOFFMANN, Stefania Reis Antunes. Competência leitora e desempenho na resolução de problemas de matemática: um estudo de relações . 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/213 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esse estudo investigou, inicialmente, possíveis correlações entre a competência leitora e o
desempenho na resolução de problemas (RP) de Matemática em uma perspectiva quantitativa
por meio de instrumentos de medição estatísticos. 305 estudantes do Ensino Médio de uma
instituição de ensino do Estado do Espírito Santo participaram dessa etapa da pesquisa.
Ademais, posteriormente, desses, foi extraída uma amostra de 106 alunos para a verificação
qualitativa da competência leitora e do desempenho na resolução de problemas de Matemática
com e sem a aplicação dos preceitos de Pólya, principal apoio teórico pelo lado da Resolução
de Problemas de Matemática. Para a Competência Leitora, contou-se com o suporte de estudos
de Cagliari, Souza e outros autores que se debruçaram sobre o tema. O resultado estatístico
informado pelo software SPSS sobre a existência de correlação entre a competência leitora e o
desempenho na resolução de problemas de Matemática foi significativo no nível de 99% de
confiança. Apesar desse resultado, a avaliação qualitativa do comportamento estatístico dos
dados não permite afirmar a alta dependência entre as variáveis, pois para o mesmo
desempenho em RP, ocorreram amplas diferenças nas competências leitoras – desde a mais
baixa até a mais alta -, o que leva a crer em um fenômeno estatístico ilusório. Não obstante,
esse resultado não descarta a importância da competência leitora e deixa a mensagem da
existência de outras variáveis que atuem de maneira mais decisiva sobre o desempenho em RP.
Os resultados qualitativos revelaram equívocos na compreensão dos enunciados dos problemas,
destacadamente no que se refere a problemas de ordem estrutural ou lexical e de aquisição do
sentido global do enunciado. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study investigated, initially, possible correlations between reading competence and
performance in problem solving (RP) of Mathematics in a quantitative perspective through
statistical measurement instruments. 305 high school students of an educational institution of
the State of Espírito Santo participated in this research. Furthermore, subsequently, a sample of
106 students for the qualitative verification of reading competence and performance in
mathematics problem solving was extracted with and without the application of the precepts of
Pólya, main theoretical support for on the side of Mathematics Problem Solving. For the reader
competence, it counted on the support of studies of Cagliari, Souza and other authors who have
studied the subject. The statistical results reported by specific software on the correlation
between reading competence and performance in solving math problems were significant at the
level of 99% of confidence. Despite this result, the qualitative evaluation of the data behavior
does not affirm the high dependency between variables, because for the same performance in
RP, there were wide differences in readers’ skills - from the lowest to the highest - leading to
believe in an illusory statistical phenomenon. However, this result does not rule out the
importance of reading competence and it leaves the message that there are other variables
acting more decisively on the performance in problems solving. Qualitative results revealed
mistakes in the understanding of the statements of the problems, notably regarding the
problems of structural or lexical order and the acquisition of global meaning of the utterance. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Competência leitora e desempenho na resolução de problemas de matemática : um estudo de relações | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais