Direito à educação em tempo de pandemia: garantia do direito social em ensino remoto
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O objetivo geral desta pesquisa é identificar as formas e modelos de tentativas de garantia ao direito à educação em tempos de pandemia e ensino remoto. Desse modo desenvolveu-se um estudo de caráter bibliográfico, analisando artigos que trazem como tema a educação em tempos de pandemia. A proposta foi investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores, alunos e pelas escolas com relação ao acesso à educação através das aulas remotas. Considerando também as dificuldades e desafios enfrentados pelos alunos que estão em processo de alfabetização, este trabalho propõe um projeto de intervenção, a fim de propor uma ação que contemple os desafios e os impactos causados pela pandemia. Neste trabalho, o direito à educação pública, gratuita e de qualidade será reforçado a todo momento, principalmente em uma época pandêmica que impede a aglomeração de alunos em sala de aula, é dever das secretarias de educação criarem estratégias de acesso ao ensino para todos. Como resultado, foram encontrados dados que dizem respeito à precarização do trabalho docente; a nova era digital e o papel do professor e, também, as desigualdades enfrentadas por alunos das diferentes camadas sociais, no acesso à educação, no ensino remoto. Em suma, é notório que a educação pública enfrenta um mar de desigualdades sociais no Brasil. Sendo assim, este trabalho tem o intuito de refletir sobre os problemas no acesso à educação, em um momento marcado pelo ensino remoto como única opção de socialização do ensino. A partir do término desta pesquisa e como produto, pretende-se contribuir diretamente para a problematização e intervenção qualificada e contextualizada à alfabetização com ferramentas tecnológicas que favoreçam a aprendizagem.
The general objective of this research is to identify the forms and models of attempts to guarantee the right to education in times of pandemic and remote teaching. The proposal was to investigate the main difficulties faced by teachers, students and schools regarding access to education through remote classes. Also considering the difficulties and challenges faced by students who are in the literacy process, this work proposes an intervention project in order to propose an action that addresses the challenges and impacts caused by the pandemic. In this work, the right to public, free and quality education will be reinforced at all times, especially in a pandemic time that prevents the agglomeration of students in the classroom, it is the duty of education departments to create strategies for access to education for all. As a result, data were found concerning the precariousness of teaching work; the new digital age and the role of the teacher and, also, the inequalities faced by students from different social strata, in access to education, in remote teaching. In short, it is clear that public education faces a sea of social inequalities in Brazil. Therefore, this work aims to reflect on the problems in accessing education, at a time marked by remote teaching as the only option for socialization of education. From the end of this research and as a product, it is intended to contribute directly to the problematization and qualified and contextualized intervention to literacy with technological tools that favor learning.
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