Show simple item record

A crônica Luto da Família Silva como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio

dc.contributor.advisorCardozo, Jacimara Ribeiro Merizio
dc.contributor.authorGama, Jackeline Lima
dc.date.accessioned2022-07-22T20:31:40Z
dc.date.available2022-07-22T20:31:40Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationGAMA, Jackeline Lima. A crônica Luto da Família Silva como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio. 2022. 41p. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras Português) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2136
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo reflete sobre a crônica Luto da Família Silva, de Rubem Braga, como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio. Pretendemos apontar como a obra pode inspirar a leitura nessa modalidade de ensino, defendendo-a como um caminho para a identificação dos alunos com o texto e para a valorização da leitura. Com esses objetivos, analisaremos a crônica citada por meio do percurso gerativo de sentido proposto pela Teoria Semiótica Greimasiana. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica seguida da análise qualitativa da obra, partindo de autores como Candido (2011), Coutinho (2013), Dubiela (2011; 2013), Failla (2021), Barros (2005), Fiorin (2002) e outros. Em conclusão, entendemos que esta é uma obra significativa para a prática da leitura numa concepção motivadora na EJA Ensino Médio, uma vez que provoca a consciência crítica dos alunos a partir da conexão do texto com situações reais vividas por eles.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This article reflects about chronicle Luto da Família Silva, by Rubem Braga, as a stimulus to reading in EJA High School. We intend to point out how the chronicle can inspire reading in this teaching modality, defending it as a way to student identification with the text and to value reading. With these objectives, we will analyze the chronicle cited through the generative path of meaning proposed by the Greimasian Semiotics Theory. As a methodology, we adopted the bibliographic research followed by qualitative analysis of the chronicle, starting from authors such as Candido (2011), Coutinho (2013), Dubiela (2011; 2013), Failla (2021), Barros (2005), Fiorin (2002) and others. In conclusion, we understand that this is a significant chronicle for the practice of reading in a motivating concept in EJA High School, once it provokes the critical conscience of students from the connection of the text with real situations experienced by them.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectRubem Bragapt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTeoria Semiótica Greimasianapt_BR
dc.titleA crônica Luto da Família Silva como estímulo à leitura na EJA Ensino Médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.memberDubiela, Ana Karla Correia Teixeira
dc.contributor.memberMurayama, Rosana de Castro Januário


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record