dc.contributor.advisor | Cardozo, Jacimara Ribeiro Merizio | |
dc.contributor.author | Gama, Jackeline Lima | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T20:31:40Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T20:31:40Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | GAMA, Jackeline Lima. A crônica Luto da Família Silva como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio. 2022. 41p. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras Português) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2136 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este artigo reflete sobre a crônica Luto da Família Silva, de Rubem Braga, como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio. Pretendemos apontar como a obra pode inspirar a leitura nessa modalidade de ensino, defendendo-a como um caminho para a identificação dos alunos com o texto e para a valorização da leitura. Com esses objetivos, analisaremos a crônica citada por meio do percurso gerativo de sentido proposto pela Teoria Semiótica Greimasiana. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica seguida da análise qualitativa da obra, partindo de autores como Candido (2011), Coutinho (2013), Dubiela (2011; 2013), Failla (2021), Barros (2005), Fiorin (2002) e outros. Em conclusão, entendemos que esta é uma obra significativa para a prática da leitura numa concepção motivadora na EJA Ensino Médio, uma vez que provoca a consciência crítica dos alunos a partir da conexão do texto com situações reais vividas por eles. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This article reflects about chronicle Luto da Família Silva, by Rubem Braga, as a stimulus to reading in EJA High School. We intend to point out how the chronicle can inspire reading in this teaching modality, defending it as a way to student identification with the text and to value reading. With these objectives, we will analyze the chronicle cited through the generative path of meaning proposed by the Greimasian Semiotics Theory. As a methodology, we adopted the bibliographic research followed by qualitative analysis of the chronicle, starting from authors such as Candido (2011), Coutinho (2013), Dubiela (2011; 2013), Failla (2021), Barros (2005), Fiorin (2002) and others. In conclusion, we understand that this is a significant chronicle for the practice of reading in a motivating concept in EJA High School, once it provokes the critical conscience of students from the connection of the text with real situations experienced by them. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Rubem Braga | pt_BR |
dc.subject | Crítica social | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Teoria Semiótica Greimasiana | pt_BR |
dc.title | A crônica Luto da Família Silva como estímulo à leitura na EJA Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.member | Dubiela, Ana Karla Correia Teixeira | |
dc.contributor.member | Murayama, Rosana de Castro Januário | |
Redes Sociais