RISCO GEOLÓGICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU – VIANA (ES) PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Marques, Aline Mattos de Souza (2022)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa discute a importância do ensino de Geociências nas escolas, sobretudo por meio da utilização das aulas de campo como coadjuvantes no processo de ensino aprendizagem dos estudantes para discussão de temas sócio-científicos. O trabalho tem por objetivo investigar as etapas de uma aula de campo, enquanto Metodologia Pedagógica para o ensino de Geociências – Percepção de Risco Geológico, a partir da Rampa do Urubu em Viana-ES, por meio de atividades dinâmicas de modo a proporcionar o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de sua percepção crítica sobre o espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, uma intervenção pedagógica escolar, na qual os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, gravação de áudio e fotografias. Participaram desta pesquisa quinze alunos da 3˚ série do Ensino Médio do horário noturno da rede pública estadual do Espírito Santo. A aula de campo foi organizada em momentos que se desenvolveram em pré-campo, onde houve o momento de fazer perguntas, o momento de organização do pensamento, o campo, quando ocorreu a contextualização do pensamento e aplicação do pensamento, e o pós-campo quando foram desenvolvidos debates geocientíficos. No primeiro e segundo momento, na problematização e organização do pensamento, houve uma diagnose sobre os conhecimentos prévios dos alunos e o desenvolvimento do conteúdo de Geociências. Na contextualização do conhecimento, ocorreu a aula de campo para Rampa do Urubu. No quarto momento, os alunos realizaram uma roda de conversa e apresentaram o relatório de vistoria e seu o croqui desenvolvido na aula de campo e responderam a um questionário. Os resultados indicaram que a atividade estimulou a capacidade de organização das informações, o levantamento de hipótese, o aprofundamento dos conceitos de geologia, melhorou a autoestima dos alunos e houve a aplicação do conhecimento na prática social promovendo a leitura crítica do espaço não-formal. Como fruto dessa pesquisa, elaboramos um guia didático específico para aulas de campo na “Rampa do Urubu”, que poderá auxiliar outros educadores na realização de atividades educativas no referido espaço

This research discusses the importance of the teaching of Geosciences in schools, especially through the use of field classes as supporting in the teaching-learning process of students for the discussion of socio-scientific themes. The objective of this work is to investigate the stages of a field class, as a Pedagogical Methodology for the Teaching of Geosciences - Perception of Geological Risk, from the Rampa do Urubu in Viana-ES, through dynamic activities in order to provide the protagonism of students in the learning process and the development of their critical perception of space. It is a qualitative research of the participant type, a school pedagogical intervention, in which data were collected through questionnaires, field diary, audio recording and photographs. Fifteen students from the 3rd grade of high school in the evening hours of the Espírito Santo state public network participated in this research. The field class was organized in moments that were developed in the pre-field, where there was the moment of asking questions, the moment of organizing thought, the field, when the contextualization of thought and application of thought took place, and the post-field when geoscientific debates were developed. In the first and second moments, in the problematization and organization of thought, there was a diagnosis of the students' previous knowledge and the development of the Geosciences content. In the contextualization of knowledge, the field class for Rampa do Urubu took place. In the fourth moment, the students held a conversation circle and presented the inspection report and their sketch developed in the field class and answered a questionnaire. The results indicated that the activity stimulated the ability to organize information, raise hypotheses, deepen the concepts of geology, improve students' self-esteem and apply knowledge in social practice, promoting a critical reading of non-formal space. As a result of this research, we developed a specific didactic guide for field classes in the "Rampa do Urubu", which can help other educators in carrying out educational activities in that space. Keywords: Geosciences. Field class. Non-formal space. Geological hazard.