Competência leitora e desempenho na resolução de problemas de matemática : um estudo de relações

Hoffmann, Stefania Reis Antunes (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esse estudo investigou, inicialmente, possíveis correlações entre a competência leitora e o desempenho na resolução de problemas (RP) de Matemática em uma perspectiva quantitativa por meio de instrumentos de medição estatísticos. 305 estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino do Estado do Espírito Santo participaram dessa etapa da pesquisa. Ademais, posteriormente, desses, foi extraída uma amostra de 106 alunos para a verificação qualitativa da competência leitora e do desempenho na resolução de problemas de Matemática com e sem a aplicação dos preceitos de Pólya, principal apoio teórico pelo lado da Resolução de Problemas de Matemática. Para a Competência Leitora, contou-se com o suporte de estudos de Cagliari, Souza e outros autores que se debruçaram sobre o tema. O resultado estatístico informado pelo software SPSS sobre a existência de correlação entre a competência leitora e o desempenho na resolução de problemas de Matemática foi significativo no nível de 99% de confiança. Apesar desse resultado, a avaliação qualitativa do comportamento estatístico dos dados não permite afirmar a alta dependência entre as variáveis, pois para o mesmo desempenho em RP, ocorreram amplas diferenças nas competências leitoras – desde a mais baixa até a mais alta -, o que leva a crer em um fenômeno estatístico ilusório. Não obstante, esse resultado não descarta a importância da competência leitora e deixa a mensagem da existência de outras variáveis que atuem de maneira mais decisiva sobre o desempenho em RP. Os resultados qualitativos revelaram equívocos na compreensão dos enunciados dos problemas, destacadamente no que se refere a problemas de ordem estrutural ou lexical e de aquisição do sentido global do enunciado.

ABSTRACT: This study investigated, initially, possible correlations between reading competence and performance in problem solving (RP) of Mathematics in a quantitative perspective through statistical measurement instruments. 305 high school students of an educational institution of the State of Espírito Santo participated in this research. Furthermore, subsequently, a sample of 106 students for the qualitative verification of reading competence and performance in mathematics problem solving was extracted with and without the application of the precepts of Pólya, main theoretical support for on the side of Mathematics Problem Solving. For the reader competence, it counted on the support of studies of Cagliari, Souza and other authors who have studied the subject. The statistical results reported by specific software on the correlation between reading competence and performance in solving math problems were significant at the level of 99% of confidence. Despite this result, the qualitative evaluation of the data behavior does not affirm the high dependency between variables, because for the same performance in RP, there were wide differences in readers’ skills - from the lowest to the highest - leading to believe in an illusory statistical phenomenon. However, this result does not rule out the importance of reading competence and it leaves the message that there are other variables acting more decisively on the performance in problems solving. Qualitative results revealed mistakes in the understanding of the statements of the problems, notably regarding the problems of structural or lexical order and the acquisition of global meaning of the utterance.


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