Cenários futuros sobre as culturas docentes : um estudo sobre a livre colaboração

Vieira, Marciano de Almeida (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este estudo investigou o trabalho colaborativo do GEC – Grupo Ecos Colaborativos, formado por cinco professores e criado com base em uma perspectiva descentralizada e livre. O grupo surgiu do desejo dos professores de trabalhar em conjunto na construção de projetos multidisciplinares, que tem como pano de fundo os problemas emergentes da comunidade local em que escola está inserida. A pesquisa visou compreender o trabalho colaborativo dos professores realizado no tempo livre e com valor social. Buscou-se com os dados produzidos responder à pergunta diretriz: Como acontece o trabalho conjunto de um grupo pequeno de professores que, baseado na livre colaboração, busca construir projetos multidisciplinares, compartilhar conhecimento e aprender com seus pares e alunos? Para isso, a abordagem adotada na pesquisa foi qualitativa e a produção de dados ocorreu primordialmente por meio da observação dos encontros do grupo, observação de aulas, entrevistas individuais com os professores, diário de bordo e notas de campo. A análise dos dados permitiu a identificação das crenças iniciais que agem como barreira ao trabalho em grupo, bem como as tensões, problemas e questões impeditivas ou favorecedoras dos contextos colaborativos compartilhados, que se mostraram fundamentais ao processo de mudança educacional. Os resultados da pesquisa mostram que os professores, ao trabalhar em um grupo pequeno, aprendem uns com os outros na construção de projetos baseados no compartilhamento. Assim, os professores se dispuseram a abrir mão do seu tempo livre para construir em conjunto, desde que no trabalho estivessem envolvidas dimensões como: livre colaboração, valor social, compartilhamento e reconhecimento. O produto educacional da pesquisa é um livro didático aberto na perspectiva dos Recursos Educacionais Abertos (REA), relatando os projetos e as histórias vivenciadas pelo grupo.

ABSTRACT: This study has investigated the collaborative work of the GEC - Ecos Collaborative Group, composed of five teachers and created with support on a free and decentralized perspective. The group arose from the teacher’s wish of working together, in order to elaborate projects on many courses of study that have as backdrop the emergent problems of the local community in which the school is inserted. The research had as its aim to understand the teacher’s collaborative work which took place during their free time and with social value. We searched, with the brought forth data, an answer to the main question: in a small group of teachers who, starting from their collaboration, intend to elaborate projects on many courses of study, share knowledge and learn with their peers and pupils, how can their work come to happen? Thus, the approach adopted in this research was qualitative and the data production took place mainly by observing the meetings of the group, the attention to the classes, the individual interviews with the teachers, diary notes and field notes. The data analysis made possible to identify the former believes which act as a hurdle to the group work, as well as the tensions, the problems and the obstructing or favoring questions on the collaboratively shared contexts which were essential to the process of educational change. The results of such a research show that the teachers, while working with a small group, learn with each other in the construction of projects based on shared attitudes. This way, the teachers agreed to forego their free time in order to work together, since some dimensions were involved, such as free collaboration, social value, shared attitudes and recognition. The educational product of the research is a didactic book open to the perspectives of the OER - Open Educational Resources, reporting the projects and the stories lived by the group.


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