A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS VAREJISTAS SOBRE O USO DO PREÇO PSICOLÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO
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A variável preço está presente em todos os aspectos mercadológicos. No varejo, é usual observar produtos com preços decimais ou ímpares, conhecido como preço psicológico. Considerando esta prática, este estudo teve como objetivo identificar as estratégias dos agentes precificadores ao adotarem esse modelo de preço, buscando compreender as justificativas dessa adoção, se é feita através de algum embasamento teórico e qual a percepção dos profissionais quanto ao impacto que esse modelo de preço possui nas vendas e prospecção de clientes. Para responder aos objetivos deste estudo, optou-se por uma pesquisa de campo quali-quantitativa com profissionais responsáveis pela precificação de produtos do ramo varejista de equipamentos eletrônicos. Os resultados demonstram que esse modelo de preço é adotado para passar a ideia de que o produto é mais barato, aumentar o volume de vendas, conquistar e fidelizar novos clientes e acompanhar o mercado que adota esse modelo de preço. Observou-se que a maioria dos profissionais entrevistados possuem algum tipo de embasamento teórico a respeito do tema e que, na perspectiva deles, o preço psicológico possui impacto nas vendas e na prospecção de clientes.
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