dc.contributor.advisor | Effgen, Ariadna Pereira Siqueira | |
dc.contributor.author | Pacheco, Geison da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T19:32:32Z | |
dc.date.available | 2022-07-20T19:32:32Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Pacheco, Geison da Silva. O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades / Geison da Silva Pacheco. - 2022. 80 f. ; 27 cm. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2124 | |
dc.description.abstract | A palavra interdisciplinar se faz cada vez mais presente em diferentes contextos, como o escolar. Apesar disso, nem sempre há em torno dessa expressão uma reflexão e um trabalho condizente a essa perspectiva tão necessária em tempos modernos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido desenvolvida no processo ensino-aprendizagem em Geografia, numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Para tanto, se fez necessário a contextualização das discussões interdisciplinares, abordando o pensamento de teóricos, a prática de professores e a adesão do termo em documentos oficiais, além de um estudo de caso numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Foi constatado que, a escola em questão, em acordo com os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo estadual, busca desenvolver trabalhos interdisciplinares, apesar disso, as práticas se limitam a momentos específicos, como algumas atividades, e não se constitui em atitude. Também foi possível identificar a ausência de discussões dessa temática na formação inicial de professores e em escolas do município. Ainda assim, a interdisciplinaridade se apresenta como alternativa frente a fragmentação das ciências e do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 80 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2981913308635105 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2945509968009660 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Geografia | |
dc.contributor.member | Pietta, Gerson | |
dc.contributor.member | Silva, Hedeone Heidmam da | |
ifes.member.lattes | https://orcid.org/0000-0002-7250-2136 | pt_BR |
Redes Sociais