Show simple item record

O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades

dc.contributor.advisorEffgen, Ariadna Pereira Siqueira
dc.contributor.authorPacheco, Geison da Silva
dc.date.accessioned2022-07-20T19:32:32Z
dc.date.available2022-07-20T19:32:32Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPacheco, Geison da Silva. O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades / Geison da Silva Pacheco. - 2022. 80 f. ; 27 cm.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2124
dc.description.abstractA palavra interdisciplinar se faz cada vez mais presente em diferentes contextos, como o escolar. Apesar disso, nem sempre há em torno dessa expressão uma reflexão e um trabalho condizente a essa perspectiva tão necessária em tempos modernos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido desenvolvida no processo ensino-aprendizagem em Geografia, numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Para tanto, se fez necessário a contextualização das discussões interdisciplinares, abordando o pensamento de teóricos, a prática de professores e a adesão do termo em documentos oficiais, além de um estudo de caso numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Foi constatado que, a escola em questão, em acordo com os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo estadual, busca desenvolver trabalhos interdisciplinares, apesar disso, as práticas se limitam a momentos específicos, como algumas atividades, e não se constitui em atitude. Também foi possível identificar a ausência de discussões dessa temática na formação inicial de professores e em escolas do município. Ainda assim, a interdisciplinaridade se apresenta como alternativa frente a fragmentação das ciências e do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent80 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherIfespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidadespt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2981913308635105pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2945509968009660pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Geografia
dc.contributor.memberPietta, Gerson
dc.contributor.memberSilva, Hedeone Heidmam da
ifes.member.latteshttps://orcid.org/0000-0002-7250-2136pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record