O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades
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A palavra interdisciplinar se faz cada vez mais presente em diferentes contextos, como o escolar. Apesar disso, nem sempre há em torno dessa expressão uma reflexão e um trabalho condizente a essa perspectiva tão necessária em tempos modernos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido desenvolvida no processo ensino-aprendizagem em Geografia, numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Para tanto, se fez necessário a contextualização das discussões interdisciplinares, abordando o pensamento de teóricos, a prática de professores e a adesão do termo em documentos oficiais, além de um estudo de caso numa escola da rede pública estadual de São Gabriel da Palha-ES. Foi constatado que, a escola em questão, em acordo com os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo estadual, busca desenvolver trabalhos interdisciplinares, apesar disso, as práticas se limitam a momentos específicos, como algumas atividades, e não se constitui em atitude. Também foi possível identificar a ausência de discussões dessa temática na formação inicial de professores e em escolas do município. Ainda assim, a interdisciplinaridade se apresenta como alternativa frente a fragmentação das ciências e do conhecimento.
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