O IMPACTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO EM BANDAS INDEPENDENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA
tcc
A rápida disseminação da Covid-19 por todo mundo levou diversos países a um estado emergencial de saúde, inclusive o Brasil e diversas medidas foram adotadas para tentar conter a propagação da doença, dentre elas a restrição da circulação de pessoas e o cancelamento de shows e eventos, o que impactou diretamente o setor do entretenimento cultural, assim como as bandas de música independente. O uso de mídias sociais e estratégias de aproximação com o público, no entanto, foram alternativas encontradas para amenizar os efeitos dessa paralisação. Através deste estudo identificamos que as bandas que realizaram ações voltadas ao marketing de relacionamento e intensificaram o uso de mídias sociais no período da pandemia conseguiram estabelecer conexões mais próximas com seu público, desenvolver fortes elos e atrair mais pessoas dispostas a um relacionamento. Também em consequência disso, essas bandas viram aumentar o seu valor agregado, o engajamento em suas redes sociais e os números nas plataformas de streaming de áudio e vídeo.
The rapid spread of Covid-19 around the world has led several countries to an emergency state of health, including Brazil, and several measures have been adopted to try to contain the spread of the disease, among them the restriction of the movement of people and the cancellation of shows and events, which directly impacted the cultural entertainment sector, as well as independent music bands. The use of social media and strategies to approach the public, however, were alternatives found to mitigate the effects of this stoppage. Through this study, we identified that bands that carried out actions aimed at relationship marketing and intensified the use of social media during the pandemic were able to establish closer connections with their audience, develop strong links and attract more people willing to a relationship. Also as a result, these bands saw their added value, engagement on their social networks and numbers on audio and video streaming platforms increase.
Redes Sociais