Contribuições do gênero anúncio publicitário no 2º ano da EEEM Prof. José Renato da Costa Pacheco
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RESUMO: O gênero anúncio publicitário tem se modificado em formatos interativos e multimodais e por essa razão foi explorado nessa pesquisa como uma possibilidade para trabalhar as demandas de letramento midiático da Base Nacional Curricular Comum de 2018 referentes às novas tecnologias aplicadas à Língua Portuguesa. Com o objetivo de responder à questão “quais as contribuições do gênero anúncio publicitário?” foi realizada uma pesquisa na EEEM Renato Pacheco. Por meio de observação participante, entrevistas com roteiro semiestruturado e aplicação de Oficina de Roteiro, observou-se que apesar de apresentar grande familiaridade com os novos formatos da publicidade, sobretudo vídeo, os alunos desconheciam a estrutura e o funcionamento dos recursos de persuasão publicitários. Uma vez ela está presente em diversas formas de entretenimento, o uso do gênero permite a análise dos processos persuasivos operados de forma sutil. Nas entrevistas foi possível conhecer os desafios em sua aplicação. Entre eles, a resistência da comunidade escolar, a burocracia na obtenção de recursos para estruturar a produção, edição e circulação de mídias digitais. Para este trabalho recorremos às leituras sobre letramento midiático e desenvolvimento de criticidade (BARBOSA; SIMÕES, 2017), sobre linguagem e caraterísticas atuais da publicidade (CARRASCOZA, 2016; 2020), sobre as funções do anúncio publicitário (COVALESKI, 2015), sobre letramento midiático e cultura (JENKINS; FORD; GREEN, 2015) sobre os desafios da BNCC de 2018 (FRANCISCO, 2018), sobre letramentos (GERALDI, 2014) e sobre o anúncio publicitário em sala de aula (SILVA, 2015; 2018).
ABSTRACT: The advertisement genre has been modified in interactive and multimodal formats and therefore it was explored in this research as a possibility to work with the new BNCC 2018 demands regarding the new technologies applied to the Portuguese Language. In order to answer the question “what are the contributions of this genre?” a research was carried out at EEEM Renato José da Costa Pacheco. Through participant observation, interviews with a semi-structured script and application of the Screenplay Workshop, it was observed that despite being very familiar with the new advertising formats, especially video, the students were unaware of its structure and the functioning of advertising persuasion resources. Since advertising is present in various forms of entertainment, the use of the advertisement genre in the classroom allows the analysis of persuasive processes operated in a subtle way. In the interviews it was also possible to know the challenges regarding the use of this gender. Among them, the resistance of the school community, the bureaucracy in the application and funding resources to structure the production, edition and circulation of digital media.
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