Show simple item record

Tecnologias Digitais Educacionais na Educação Infantil: novas práticas em sala de aula

dc.contributor.advisorCHRISTO, Marcis Luis
dc.contributor.authorRODRIGUES, Rosangela dos Santos
dc.date.accessioned2022-07-20T11:16:11Z
dc.date.available2022-07-20T11:16:11Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosangela dos Santos. Tecnologias Digitais Educacionais na Educação Infantil: novas práticas em sala de aula.2022. 55 f. Monografia (Especialização) - Instituto Federal do Espirito Santo, Curso de Pós Graduação Lato Sensus em Práticas Pedagógicas. 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2118
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho visa compreender o uso das Tecnologias Digitais Educacionais que se fazem presentes na Educação Infantil e de como estas podem ser recursos para o ensino-aprendizagem nesta importante etapa da educação básica. A investigação foi embasada em pensadores como Papert (2008), Silveira (2012), Moran (2015), Franco (2016), Afecto (2020) e Zanetti Neto (2021), que trazem contribuições de como essas tecnologias precisam ser compreendidas de forma eficiente e como apoio ao crescimento cognitivo dos educandos nas instituições escolares. Realizou-se revisão de literatura da produção acadêmica recente, sendo que o trabalho subsidiou sugestão de uma prática escolar, a partir da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, direcionada à Educação Infantil, tendo como recurso a animação numa perspectiva Construcionista, possibilitando a elaboração da proposta pedagógica "Coronavírus? Tô fora!” de forma a trazer reflexões e contribuições sobre estes temas para educadores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aims to understand the use of Digital Educational Technologies that are present in Early Childhood Education and how they can be resources for teaching and learning in this important stage of basic education. The investigation was based on thinkers such as Papert (2008), Silveira (2012), Moran (2015), Franco (2016), Afecto (2020) and Zanetti Neto (2021), who bring contributions on how these technologies need to be understood efficiently and as support for the cognitive growth of students in school institutions. A literature review of recent academic production was carried out, and the work supported a suggestion of a school perspective, from the methodology of Problem-Based Learning, as a resource directed to Early Childhood Education, having a Constructionist animation, which can be developed for the elaboration pedagogical proposal "Coronavirus? I'm out!" in order to comment and contribute on these topics for educators.
dc.format.extent55fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias Diferenciadaspt_BR
dc.titleTecnologias Digitais Educacionais na Educação Infantil: novas práticas em sala de aulapt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0308419489430366pt_BR
ifes.course.underposgraduatePRÁTICAS PEDAGÓGICAS
dc.contributor.memberFREITAS, Tales Costa
dc.contributor.memberGUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5200399018205860pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record