Tecnologias Digitais Educacionais na Educação Infantil: novas práticas em sala de aula

RODRIGUES, Rosangela dos Santos (2022)

tcc

RESUMO Este trabalho visa compreender o uso das Tecnologias Digitais Educacionais que se fazem presentes na Educação Infantil e de como estas podem ser recursos para o ensino-aprendizagem nesta importante etapa da educação básica. A investigação foi embasada em pensadores como Papert (2008), Silveira (2012), Moran (2015), Franco (2016), Afecto (2020) e Zanetti Neto (2021), que trazem contribuições de como essas tecnologias precisam ser compreendidas de forma eficiente e como apoio ao crescimento cognitivo dos educandos nas instituições escolares. Realizou-se revisão de literatura da produção acadêmica recente, sendo que o trabalho subsidiou sugestão de uma prática escolar, a partir da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, direcionada à Educação Infantil, tendo como recurso a animação numa perspectiva Construcionista, possibilitando a elaboração da proposta pedagógica "Coronavírus? Tô fora!” de forma a trazer reflexões e contribuições sobre estes temas para educadores.

ABSTRACT This work aims to understand the use of Digital Educational Technologies that are present in Early Childhood Education and how they can be resources for teaching and learning in this important stage of basic education. The investigation was based on thinkers such as Papert (2008), Silveira (2012), Moran (2015), Franco (2016), Afecto (2020) and Zanetti Neto (2021), who bring contributions on how these technologies need to be understood efficiently and as support for the cognitive growth of students in school institutions. A literature review of recent academic production was carried out, and the work supported a suggestion of a school perspective, from the methodology of Problem-Based Learning, as a resource directed to Early Childhood Education, having a Constructionist animation, which can be developed for the elaboration pedagogical proposal "Coronavirus? I'm out!" in order to comment and contribute on these topics for educators.


Collections: