Uma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionais.

Silva, Márcio Gomes da (2022)

dissertacao_mestrado

Resumo: Este trabalho consistiu na construção, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica em uma instituição estadual de ensino público do município de Cariacica/ES, mais especificamente, numa turma do terceiro anodo Ensino Médio. Nossa amostra foram 26 alunos dessa turma que frequentaram regularmente as aulas. O objetivo principal do trabalho foi produzir, aplicar e avaliar um produto educacional para o ensino da eletrodinâmica e de circuitos elétricos no ensino médio, baseado na dinâmica dos três momentos pedagógicos, na dialogicidade de Paulo Freire e utilizando atividades diversificadas tais como, simuladores computacionais, um experimento real e uma atividade lúdica de uma palavra cruzada. Nesse sentido, procuramos também investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, utilizar situações cotidianas e vídeos nas problematizações iniciais. Já os simuladores computacionais Phet Colorado foram amplamente utilizados na organização e aplicação do conhecimento. Enfatizamos que a aplicação da proposta didática foi realizada durante a pandemia de covid-19 e apesar de conseguirmos aplicar de forma presencial para a maioria dos alunos, uma parte das atividades foi realizada através do WhatsApp e do Google forms. Assim, na medida do possível foram realizados trabalhos em grupo, mas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 restringiram essa prática. Após as análises dos encontros e dos dados coletados foi possível perceber indícios do desenvolvimento de engajamento, autonomia e aprendizado por parte dos estudantes.

Abstract: This work consisted of the construction, application and analysis of a pedagogical intervention in a state institution of public education in the city of Cariacica/ES, more specifically, in a third year high school class. Our sample consisted of 26 students from this class who regularly attended classes. The main objective of the work was to produce, apply and evaluate an educational product for the teaching of electrodynamics and electrical circuits in high school, based on the dynamics of the three pedagogical moments, on Paulo Freire's dialogicity and using diversified activities such as computer simulators, a real experiment and a playful crossword activity. In this sense, we also sought to investigate the students' prior knowledge, using everyday situations and videos in the initial problematizations. Phet Colorado computer simulators were widely used in the organization and application of knowledge. We emphasize that the application of the didactic proposal was carried out during the covid-19 pandemic and although we were able to apply it in person for most students, part of the activities was carried out through WhatsApp and google forms. Thus, as far as possible, group work was carried out, but the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic restricted this practice. After analyzing the meetings and the data collected, it was possible to perceive signs of the development of engagement, autonomy and learning on the part of the students.