O uso de metodologias tecnológicas no ensino-aprendizagem da disciplina de introdução à Zootecnia
tcc
O objetivo dessa pesquisa é discutir a importância do uso de uma metodologia tecnológica no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Introdução a Zootecnia, do curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Itapina). Utiliza-se como pressuposto metodológico a pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes são 40 alunos matriculados na disciplina pertencentes ao primeiro semestre do curso. A metodologia tecnológica apresentada foi a produção de um vídeo explicativo de temas recorrentes na sociedade acerca da atuação do profissional de Zootecnia, como forma de problematizar conteúdos teóricos de maneira colaborativa e interativa entre os alunos e o professor. Essa abordagem possibilita ao aluno expressar suas experiências, opiniões, criar, dialogar, criticar e se tornar mais autônomo e atuante na sociedade em que vive.
The objective of this research is to discuss the importance of using a technological methodology, in the teaching-learning process of the Introduction to Zootechnics discipline, of the Bachelor of Zootechnics course at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES - Campus Itapina). Qualitative exploratory research is used as a methodological assumption. The research subjects are 40 students enrolled in the discipline, belonging to the first semester of the course. The technological methodology presented was the production of an explanatory video of recurring themes in society about the performance of the zootechnics professional, as a way of problematizing theoretical contents in a collaborative and interactive way between the students and the teacher. This approach allows students to express their experiences, opinions, create, dialogue, criticize and become more autonomous and active in the society in which they live.
Redes Sociais