A história em quadrinhos como ferramenta auxiliar no entendimento de funções exponenciais
tcc
Sendo a matemática a disciplina escolar que mais é lembrada pelos alunos quando se questiona as dificuldades de entendimento, esse trabalho buscou analisar o uso da história em quadrinhos para o ensino de funções exponenciais, visto os benefícios que a ferramenta pode proporcionar para o entendimento desse conteúdo, que detém grande importância nas problemáticas diárias. O plano de aula ocorreu em uma escola pública no interior do Espírito Santo, com baixo rendimento avaliativo segundo exames nacionais. A entrega antecipada do material didático sem nenhuma instrução prévia, contribuiu para visualização do interesse dos alunos sobre o conteúdo e o planejamento do enredo da história em quadrinhos. Após conceitualização e trabalho com exercício multidisciplinar, que demonstrou a aplicabilidade das funções exponenciais no dia a dia, foi aplicado um questionário perceptivo da aprendizagem. Esses métodos serviram de diagnóstico para informar que a ferramenta despertou a curiosidade, interesse e dedicação do aluno em realizar as atividades de matemática, bem como, para expressar que a intervenção se apresentou como uma opção ao estudo de funções exponenciais que pode ser divertida se bem elaborada. Assim, a ferramenta utilizada nesse trabalho é uma proposta que facilita a compreensão do conteúdo diante das metodologias tradicionais de ensino.
Redes Sociais