dc.contributor.advisor | Castor, Kátia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Santiago, Shirlei Ferreira França | |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T12:40:52Z | |
dc.date.available | 2022-07-15T12:40:52Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Shirlei Ferreira França. Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2022. 39 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2106 | |
dc.description.abstract | RESUMO
A alfabetização de crianças continua a ser um grande desafio para a sociedade brasileira em geral, e para o educador, em particular. O presente trabalho de intervenção tem como tema refletir o processo de Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental, elege como objetivo geral compreender, com base na perspectiva histórico-cultural, fatores que impactam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização da EEEFM “Alto Jatibocas”, no município de Itarana/ES. Foram consultados autores como: Ferreiro (1985), Vigostsky (2001 e 2021), Freire (2000), Oliveira (2010), Luria (2006), Soares (2018), o foco do trabalho será refletir sobre a importância do uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização. A pesquisa tem caráter exploratória, descritiva e qualitativa e terá como instrumento metodológico a Roda de conversa e aplicação de questionários com os professores do Ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I do município de Itarana/ES, no período letivo de 2018 a 2021, localizada na zona rural do município de Itarana/ES. Por dimensão social estamos entendendo o caráter não-individual do processo. Conclui-se ressaltando a importância do trabalho com gêneros textuais em salas de alfabetização, esta metodologia precisa ser intensificada, pois tem muito a contribuir para a prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa. Sistema de Ensino. Papel do Professor. Ludicidade, Afetividade. | pt_BR |
dc.title | Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Maria de Jetibá | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Centro-Serrano | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Schaeffer, Shirlei Conceição Barth | |
Redes Sociais