Show simple item record

Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorCastor, Kátia Gonçalves
dc.contributor.authorSantiago, Shirlei Ferreira França
dc.date.accessioned2022-07-15T12:40:52Z
dc.date.available2022-07-15T12:40:52Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSANTIAGO, Shirlei Ferreira França. Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2022. 39 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2106
dc.description.abstractRESUMO A alfabetização de crianças continua a ser um grande desafio para a sociedade brasileira em geral, e para o educador, em particular. O presente trabalho de intervenção tem como tema refletir o processo de Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental, elege como objetivo geral compreender, com base na perspectiva histórico-cultural, fatores que impactam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização da EEEFM “Alto Jatibocas”, no município de Itarana/ES. Foram consultados autores como: Ferreiro (1985), Vigostsky (2001 e 2021), Freire (2000), Oliveira (2010), Luria (2006), Soares (2018), o foco do trabalho será refletir sobre a importância do uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização. A pesquisa tem caráter exploratória, descritiva e qualitativa e terá como instrumento metodológico a Roda de conversa e aplicação de questionários com os professores do Ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I do município de Itarana/ES, no período letivo de 2018 a 2021, localizada na zona rural do município de Itarana/ES. Por dimensão social estamos entendendo o caráter não-individual do processo. Conclui-se ressaltando a importância do trabalho com gêneros textuais em salas de alfabetização, esta metodologia precisa ser intensificada, pois tem muito a contribuir para a prática pedagógica.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa. Sistema de Ensino. Papel do Professor. Ludicidade, Afetividade.pt_BR
dc.titleAlfabetização nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Maria de Jetibápt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Centro-Serranopt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberSchaeffer, Shirlei Conceição Barth


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record