Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental

Santiago, Shirlei Ferreira França (2022)

tcc

RESUMO A alfabetização de crianças continua a ser um grande desafio para a sociedade brasileira em geral, e para o educador, em particular. O presente trabalho de intervenção tem como tema refletir o processo de Alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental, elege como objetivo geral compreender, com base na perspectiva histórico-cultural, fatores que impactam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização da EEEFM “Alto Jatibocas”, no município de Itarana/ES. Foram consultados autores como: Ferreiro (1985), Vigostsky (2001 e 2021), Freire (2000), Oliveira (2010), Luria (2006), Soares (2018), o foco do trabalho será refletir sobre a importância do uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização. A pesquisa tem caráter exploratória, descritiva e qualitativa e terá como instrumento metodológico a Roda de conversa e aplicação de questionários com os professores do Ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I do município de Itarana/ES, no período letivo de 2018 a 2021, localizada na zona rural do município de Itarana/ES. Por dimensão social estamos entendendo o caráter não-individual do processo. Conclui-se ressaltando a importância do trabalho com gêneros textuais em salas de alfabetização, esta metodologia precisa ser intensificada, pois tem muito a contribuir para a prática pedagógica.


Collections: