Aprendizagem baseada em projeto no ensino de sistemas de abastecimento de água
tcc
O presente estudo tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica no ensino do conteúdo de Rede de Distribuição de Água na disciplina de Sistema de Abastecimento de Água do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituição de Ensino Superior em Santa Maria de Jetibá, a partir do uso da ferramenta intitulada de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), utilizando projeto real. Para isso, os alunos desenvolveram atividades assíncronas com a finalidade de adquirir conceitos básicos acerca do projeto de redes, além de momentos síncronos em que os alunos desenvolveram um projeto de rede de abastecimento de água para um loteamento real, por meio de um simulador hidráulico, o EPANET. A avaliação da ABP foi por meio de discussão entre os alunos e professor, bem como por meio realização questionário semiestruturado disponível no Google Form. Como resultado, foi produzido uma planta com o traçado da rede de distribuição de água, mapa com a rede simulada, memorial de cálculo e projeto executivo, além da avaliação dos alunos quanto a metodologia de ensino aprendizagem pela ABP. Logo, a aplicação da ABP para o ensino de redes de distribuição de água tornou o processo de aprendizagem mais prazerosos e significativo em relação às aulas tradicionais.
Redes Sociais