Analisando a relação dos professores da Educação Básica e o Ensino da Matemática Financeira e Educação Financeira

Silva, Jessica Brenda Leitão (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 13 professores de uma comunidade no facebook que se dispuseram a responder um questionário online. O questionário tratou de questões acerca da Educação Básica e o ensino de Matemática Financeira e Educação Financeira, também questionou o quanto a formação inicial e continuada contribuiu nesse tema. O principal objetivo dessa pesquisa foi a investigação e análise do quanto os professores se sentem preparados para lidar com a matemática financeira e a educação financeira em sala de aula. O questionário foi montado em partes e cada parte buscou responder algum objetivo da pesquisa. Os dados produzidos foram analisados de acordo com cada questão. A análise dos dados evidenciou que muitos destes professores sequer tiveram contato com disciplinas ligadas à Matemática Financeira/Educação Financeira e muitos dos que afirmaram ter tido esse contato relataram não se sentem preparados após a formação inicial para ministrar aulas nessa temática.

ABSTRACT: This article presents the results of a survey carried out with 13 teachers from a facebook community who were willing to answer an online questionnaire. The questionnaire dealt with questions about Basic Education and the teaching of Financial Mathematics and Financial Education, it also questioned how much initial and continuing education contributed to this theme. The main objective of this research was the investigation and analysis of how well teachers feel prepared to deal with financial mathematics and financial education in the classroom. The questionnaire was assembled in parts and each part sought to answer some research objective. The data produced were analyzed according to each question. The data analysis showed that many of these teachers did not even have contact with subjects related to Financial Mathematics/Financial Education and many of those who claimed to have had this contact reported that they did not feel prepared after graduation to teach classes on this topic.


Collections: