Ambientes alternativos de ensino para estímulo das memórias de curto e de longo prazos no estudo de verminoses
Dissertação de mestrado
RESUMO: Memória e aprendizagem estão intimamente relacionadas no sentido que, para que haja o aprendizado, o conteúdo aprendido deve ser fixado nas bases neuronais e, quando necessário, recuperado para executar atividades, tomar decisões e solucionar problemas. Sendo assim, compreender os processos da memória humana e conhecer quais recursos didático- pedagógicos usar na educação escolar para o seu bom funcionamento são de grande importância para que o professor possa utilizá-los e aprimorar suas estratégias pedagógicas. Nesse contexto, a utilização de ambientes alternativos de ensino, como a sala de multimeios e o laboratório de ciências, podem potencializar a memorização e a posterior evocação das memórias em longo prazo. O estudo se propõe a verificar os impactos da utilização de ambientes alternativos de ensino na memorização de palavras relacionadas ao conteúdo de verminoses em comparação como o ambiente de sala de aula e comparar o desempenho da memória de longo prazo nesses espaços. Propõe também a elaboração de material informativo e formativo, para professores, que apresente métodos que possam potencializar a memória, e, consequentemente, favoreçam a aprendizagem, como o uso de imagens e vídeos e a prática em laboratório. Foi verificado pelo lado qualitativo, que os alunos participantes das aulas nos ambientes de sala de multimeios e laboratório de ciências foram mais capazes de recordar, em longo prazo, os conteúdos referentes à aula sobre verminoses, em comparação aos participantes da aula expositiva, em sala de aula. Pelo lado quantitativo, não houve diferenças significativas entre os três ambientes de ensino.
ABSTRACT: Memory and apprenticeship are closely associated in the sense that, so that learning happens, learning content should be determined in neuronal bases and, when necessary, recovered to perform activities, make decisions and solve problems. Therefore, understanding the development of human memory and to learn which resources to use in school education for their proper functioning is of great importance so that the teacher can use them and improve their teaching strategies. Many words used in communication with the scientific world are not yet part of elementary school student’s lexicon and to set these words in memory, along with their senses and meanings, can facilitate learning while the student faces them in some situations, as, for example, during troubleshooting. In this context, the presentation methods of these words, using alternative learning environments such as multimedia room with their visual aids and the science laboratory, can enhance the recollection and subsequent retrieval of long-term memories. This study aims to verify the use of alternative educational environments in memorizing words related to the worms’ content compared to the classroom environment impacts and to compare the development of long-term memory in these places. It also proposes the creation of information and training material for teachers of all grade levels, to present alternative methods that may enhance memory, and to promote learning, such as the use of images, videos and laboratory practice. The results verified by qualitative study that students who participate in multimedia room environments and laboratory sciences were better able to memorize, in the long run, the contents related to the subject of worms, compared to participants of the lecture in the classroom. On the quantitative study, there were no significant differences among the three learning environments.
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