Browsing Multidisciplinar by Subject "Formação de professores"
Now showing items 1-20 of 21
-
Abordagem temática e o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos na formação continuada de professores dos anos inicias em ciências : contribuições
(Vitória, 2018-12-20)Esta pesquisa analisou as contribuições da concepção da Abordagem Temática com o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP) na Formação Continuada e em Serviço de Professores dos Anos Iniciais em Ciências, tendo ...
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
(Vitória, 2022-06-21)Este estudo apresenta resultados pesquisa de mestrado sobre formação inicial de professores de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat – do Instituto Federal do Espírito ...
-
A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950 A 1970)
(EdifesVitória, 2021)Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo analisar a atuação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades, na formação dos professores de matemática para a escola secundária, no Espírito ...
-
Concept Study na formação de professores que ensinam matemática : um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa de Mestrado está vinculada à linha de formação de professor, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, e, também, ...
-
Curso d’água: uma proposta de formação continuada de professores da educação básica em recursos hídricos na perspectiva CTS/CTSA
(EDIFESVitória, 2022-08)A presente pesquisa objetivou estudar aspectos teóricos e metodológicos que perpassam a relação teoria e prática na formação de professores, além de apresentar os resultados obtidos da aplicação de um curso de formação ...
-
Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho integra a linha de pesquisa Formação Inicial e Continuada de Professores no Contexto da Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, ...
-
Ensino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa investiga o processo de construção, desenvolvimento e avaliação de uma formação continuada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujos diálogos vinculam Educação em ...
-
Estudos CTS/CTSA com enfoque Freiriano em uma formação de professores da educação básica em saneamento básico urbano
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi o de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de uma formação continuada de professores da educação básica em Saneamento Básico, cujos dados foram coletados a partir de observações, ...
-
Formação continuada de professores da educação infantil na perspectiva histórico cultural : número natural em debate
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Tem por objetivo analisar o movimento formativo e suas influências ...
-
Formação continuada de professores dos anos iniciais : um estudo coletivo do conceito de proporcionalidade
(Vitória, 2019)Esta pesquisa de mestrado vincula-se à linha de formação de professores de matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes e tem por ...
-
Formação de professores : construção coletiva de um cenário de investigação do conceito de proporcionalidade para o ensino
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de formação de professores de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes, ...
-
Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study : contribuições, constrangimentos e desafios
(Vitória, 2020)RESUMO: A utilização da Resolução de Problemas é prevista em vários documentos orientadores da educação básica no Brasil e em outros países do mundo. Seja pelo docente se sentir inseguro com a imprevisibilidade inerente a ...
-
Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação continuada para professores do Ensino Básico em relação ao ensino de alunos com deficiência intelectual por meio da utilização de jogos pedagógicos. ...
-
Grandezas e medidas na educação infantil : uma experiência em formação continuada
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa de natureza teórico-empírica analisou, a partir de uma Ação Formativa, indícios de compreensões por parte de professoras da Educação Infantil, sobre conceitos e modos de ação para ensinar grandezas ...
-
Produção de significado a respeito de números figurados em um processo de formação de professores de matemática
(Vitória, 2020)RESUMO: A presente dissertação, produto de nossa pesquisa de mestre em Educação Matemática, traz uma análise da produção de significados em um processo de formação de professores numa abordagem da Aritmética Pitagórica em ...
-
Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática : uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê
(Vitória, 2021)RESUMO: A presença das tecnologias digitais tem sido comum em nossa sociedade e a cada dia, demonstram-se potenciadores de aprendizagens nos ambientes escolares, no entanto, embora já estejam bem incorporadas ao cotidiano ...
-
Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e medidas
(Vitória, 2021)The presence of digital technologies has been common in our society and every day, learning enhancers are shown in school environments, however, although they are already well incorporated into the daily lives of children, ...
-
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
(Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)Vila Velha, 2023)Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo identificar indícios de desenvolvimento do Pensamento Computacional por professores que ensinam Matemática ao participarem de formação sobre programação de aplicativos. Neste ...
-
Um proposta de material digital acessível para a modalidade a distância no âmbito da educação profissional
(Vitória, 2021)RESUMO: A Educação a Distância tem grande importância no processo de inclusão, por meio das tecnologias, barreiras geográficas são quebradas e o conhecimento passa a ser disseminado de forma inclusiva. A promoção da ...
-
Significados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemática
(Vitória, 2020)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar os significados advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da ...
Redes Sociais