Browsing Multidisciplinar by Author "Amado, Manuella Villar"
Now showing items 1-15 of 15
-
Abordagem temática e o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos na formação continuada de professores dos anos inicias em ciências : contribuições
Theodorio, José de Amorim (Vitória, 2018-12-20)Esta pesquisa analisou as contribuições da concepção da Abordagem Temática com o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP) na Formação Continuada e em Serviço de Professores dos Anos Iniciais em Ciências, tendo ...
-
Abordagem temática para o ensino de biologia : o rio Formate como espaço para abordar botânica e ecologia
Sampaio, Ana Paula Dutra dos Santos (Vitória, 2021)RESUMO: A pesquisa em questão discute a promoção do ensino de Biologia, especificamente dos conteúdos de Botânica e Ecologia a partir da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de uma Sequência Didática e uma aula ...
-
Aula de campo virtual na Lagoa Juara/Serra: O ensino da Geografia a partir da alfabetização científica com enfoque CTS
Fehlberg, Luany Luz de Oliveira (EdifesVitória, 2022-04-26)A prática no ensino de Geografia favorece e potencializa aspectos cognitivos e psicológicos dos estudantes. Ao se elaborar e realizar uma aula de campo, professor e estudantes estão sintonizados em um propósito, a ...
-
As águas do rio Itapemirim: abordagem temática a partir de aula de campo no ensino fundamental com vistas à alfabetização científica
Ribeiro, Arlon Peixoto (Vitória, 2020)RESUMO: A pesquisa objetivou investigar as contribuições da abordagem temática freiriana “Águas do Rio Itapemirim” para a promoção da Alfabetização Científica (AC) de alunos da Educação Básica da etapa do Ensino Fundamental ...
-
Clube de Ciências para a Educação Ambiental: formação de educadores ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar
Lins, Clóves Vicente (Vila Velha, 2024)Esta dissertação pesquisa as contribuições do curso MOOC “Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental” na formação de educadores ambientais, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar, uma das ...
-
A cultura Maker na promoção da alfabetização científica a partir dos inventos de Leonardo da Vinci
Alvarenga, Jefferson Luís (Vitória, 2022)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de contribuições da Cultura Maker, no Ensino Fundamental II do município de Vitória, com alunos do 9º ano, a partir das invenções de Leonardo da Vinci para a ...
-
Educação e ambiente : formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES
Hencker, Cintia (Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa em tela objetiva investigar quais bases teórico-práticas de Educação Ambiental são adotadas pelos Conselheiros de Educação e de Meio Ambiente do Município de Vitória. Com o propósito de contribuir para ...
-
Ensino de geociências : uma formação continuada de professores do 1º ao 5º ano
Covre, Ediane Santos Paganini (Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar, mediante formação continuada, uma análise das relações entre as Geociências e o aumento da capacidade de leitura crítica de mundo por meio de oficinas teóricas, de ...
-
Ensino de geociências: uma formação continuada de professores do 1º ao 5º ano
Campos, Carlos Roberto Pires; Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor; Amado, Manuella Villar; Deorce, Mariluza Sartori; Pavani, Elaine Cristina Rossi (Edifes, 2021)Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar, mediante formação continuada, uma análise das relações entre as Geociências e o aumento da capacidade de leitura crítica de mundo por meio de oficinas teóricas, de modo a ...
-
Estudo da malacologia no ensino fundamental II: uma aula de campo no Parque Tabuazeiro para a promoção da alfabetização científica
Silva, Vanessa Oliveira da (Vitória, 2021)São vários os desafios para o alcance da qualidade na educação pública brasileira, questões também recorrentes nas escolas e nas instituições de ensino superior, relacionados ao ensino de Ciências e sua práxis para ...
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE: POTENCIALIDADES DE UMA TRILHA DE MOOC NA PERSPECTIVA CTS /CTSA (COM PRODUTO EDUCACIONAL)
Rangel, Felipe Sarmenghi (Aracruz, 2024-12-09)O objetivo desta pesquisa foi analisar os aspectos teóricos, metodológicos e sociofilosóficos da formação de professores da educação básica em Ciências, Saúde e Ambiente (CSA). Para tanto, foram realizadas análises ...
-
Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II em busca da Alfabetização Científica
Sarcinelli, Amanda Traspadini (EdifesVitória, 2022-02-15)Este trabalho investigou a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) a partir de uma abordagem CTSA para discutir questões sociocientíficas no contexto do Refúgio da Vida Silvestre ...
-
Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)
Almeida, Felipe Schiavo Marques de (2021)A aula de campo se apresenta como uma alternativa metodológica de grande potencial para despertar o interesse e resgatar o protagonismo de alunos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação ...
-
Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)
Almeida, Felipe Schiavo Marques de (Vitória, 2021)A aula de campo se apresenta como uma alternativa metodológica de grande potencial para despertar o interesse e resgatar o protagonismo de alunos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação ...
-
"Protetores da restinga" : projeto de educação ambiental no ensino fundamental desenvolvido pela escola ambiental de bodyboarding - Itaparica/ES
Torres, Renata Subtil (Vitória, 2020)RESUMO: Refletindo acerca da pedagogia de projetos e da educação ambiental crítica, destacando a complementaridade entre a educação formal e a educação não formal, esta pesquisa investigou as contribuições educativas da ...
Redes Sociais