Browsing Multidisciplinar by Issue Date
Now showing items 21-40 of 154
-
O ensino médio integrado e preparo para o exercício da cidadania: uma construção possível?
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho investigou a temática da formação cidadã na Educação Profissional Técnica e constituí-se como relatório final desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação Profissio-nal e Tecnológica ofertado pelo ...
-
De que cor? Preta, da cor da pele : (re)construção da identidade étnico racial da criança com a literatura infantil
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho discute a influência da literatura infantil no processo de (re)construção da identidade étnico-racial da criança negra. Objetiva-se, nesta pesquisa, responder à seguinte pergunta: como a literatura ...
-
Ensino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa investiga o processo de construção, desenvolvimento e avaliação de uma formação continuada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujos diálogos vinculam Educação em ...
-
Ensino de geociências : uma formação continuada de professores do 1º ao 5º ano
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar, mediante formação continuada, uma análise das relações entre as Geociências e o aumento da capacidade de leitura crítica de mundo por meio de oficinas teóricas, de ...
-
"Protetores da restinga" : projeto de educação ambiental no ensino fundamental desenvolvido pela escola ambiental de bodyboarding - Itaparica/ES
(Vitória, 2020)RESUMO: Refletindo acerca da pedagogia de projetos e da educação ambiental crítica, destacando a complementaridade entre a educação formal e a educação não formal, esta pesquisa investigou as contribuições educativas da ...
-
Significados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemática
(Vitória, 2020)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar os significados advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da ...
-
As representação visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem
(Vitória, 2020)RESUMO: Considerando que vivemos em uma sociedade na qual as inovações transformam a humanidade ao passo de um clique, e visto que esse cenário tem exigido que o processo de ensinar e aprender seja mais dinâmico e atrativo ...
-
Clube de ciências no segundo ciclo do ensino fundamental uma proposta de alfabetização científica
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi promover e analisar um Clube de Ciências, como espaço pedagógico para a Iniciação à Ciência na perspectiva da Alfabetização Científica, com estudantes dos Anos Iniciais da EMEF Edna ...
-
Produção de conhecimentos sobre grandezas e medidas : uma experiência usando as normas regulamentadores em um curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio - Proeja
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho buscou discutir sobre a produção de significados e conhecimentos pelos alunos do 2º período do curso Técnico de Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos no Ifes Campus ...
-
Produção de significado a respeito de números figurados em um processo de formação de professores de matemática
(Vitória, 2020)RESUMO: A presente dissertação, produto de nossa pesquisa de mestre em Educação Matemática, traz uma análise da produção de significados em um processo de formação de professores numa abordagem da Aritmética Pitagórica em ...
-
Aprendizagem de grandezas em um ambiente lúdico : as aventuras do Edu em um jogo educacional digital
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa buscou o desenvolvimento e análise de jogos digitais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem de matemática com ênfase em grandezas. Tratase de uma pesquisa de cunho qualitativo, voltada para ...
-
Ensino híbrido como estratégia para potencializar a alfabetização científica no ensino de ciências da natureza no ensino fundamental II
(Vitória, 2020)RESUMO: Diante da necessidade de propor novas metodologias de ensino que envolvam e estimulem os alunos na aprendizagem e refletir sobre as consequências para o ambiente do alto consumo e do descarte de forma inadequada ...
-
Alfabetização científica por meio de um projeto de classificação biológica com uso de fotografia
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi o de investigar o potencial de um projeto escolar para o desenvolvimento da habilidade de observação, em dimensões científica e estética, na apreensão de um conteúdo biológico através ...
-
Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study : contribuições, constrangimentos e desafios
(Vitória, 2020)RESUMO: A utilização da Resolução de Problemas é prevista em vários documentos orientadores da educação básica no Brasil e em outros países do mundo. Seja pelo docente se sentir inseguro com a imprevisibilidade inerente a ...
-
Tecendo os fios em juta : histórias e memórias da Companhia União manufatora de tecidos
(Vitória, 2020)RESUMO: Como compreendemos a Ciência sendo uma construção histórico-social em constante desenvolvimento, portanto, fruto das relações culturais humanas, ela está bem próxima de nós. O objeto da pesquisa é construir uma ...
-
A educação profissional sob uma perspectiva afrocentrada : a experiência dos trabalhadores dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia
(Vitória, 2020)RESUMO: A educação formal no Brasil, enquanto lócus de formação humana, é desenvolvida em bases hegemônicas de sistematização e transmissão de conhecimento, reproduzindo historicamente a discriminação racial estabelecida ...
-
Grandezas e medidas na educação infantil : uma experiência em formação continuada
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa de natureza teórico-empírica analisou, a partir de uma Ação Formativa, indícios de compreensões por parte de professoras da Educação Infantil, sobre conceitos e modos de ação para ensinar grandezas ...
-
Estudos CTS/CTSA com enfoque Freiriano em uma formação de professores da educação básica em saneamento básico urbano
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi o de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de uma formação continuada de professores da educação básica em Saneamento Básico, cujos dados foram coletados a partir de observações, ...
-
Círculos de cultura como prática pedagógica em educação para o trânsito na educação infantil
(Vitória, 2020)RESUMO: Embora o ordenamento jurídico do país aborde amplamente e destaque a relevância da educação para o trânsito, esta área é pouco explorada nas escolas. Esta pesquisa desenvolveu uma prática pedagógica freiriana baseada ...
-
Geociências na escola : uma sequência de atividades investigativas para estudar a cartografia em um recorte costeiro
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa favoreceu a utilização de ferramentas de geotecnologias de informação geográficas para identificação dos fenômenos ambientais. O estudo da mobilidade da linha de costa na pesquisa buscou analisar os ...
Redes Sociais