Browsing Multidisciplinar by Title
Now showing items 2-21 of 146
-
Abordagem temática para o ensino de biologia : o rio Formate como espaço para abordar botânica e ecologia
(Vitória, 2021)RESUMO: A pesquisa em questão discute a promoção do ensino de Biologia, especificamente dos conteúdos de Botânica e Ecologia a partir da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de uma Sequência Didática e uma aula ...
-
Alfabetização científica por meio de um projeto de classificação biológica com uso de fotografia
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi o de investigar o potencial de um projeto escolar para o desenvolvimento da habilidade de observação, em dimensões científica e estética, na apreensão de um conteúdo biológico através ...
-
Aplicação da metodologia da mediação dialética com enfoque CTS/CTSA na EJA para discutir o destino do lixo doméstico
(Vitória, 2019)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar os aspectos teóricos e metodológicos do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica planeada na perspectiva da mediação dialética, tendo em vista o uso da temática “Lixo ...
-
O APLICATIVO MULTIBASE E BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS GESTOS NA APRENDIZAGEM
(Vitória, 2021)O crescente uso de dispositivos móveis tem possibilitado novos campos de investigação sobretudo sobre processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, temos verificado que o uso de dispositivos móveis com toque em ...
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
(Vitória, 2022-06-21)Este estudo apresenta resultados pesquisa de mestrado sobre formação inicial de professores de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat – do Instituto Federal do Espírito ...
-
Aprendizagem de grandezas em um ambiente lúdico : as aventuras do Edu em um jogo educacional digital
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa buscou o desenvolvimento e análise de jogos digitais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem de matemática com ênfase em grandezas. Tratase de uma pesquisa de cunho qualitativo, voltada para ...
-
Aprendizagem de grandezas em um ambiente lúdico: as aventuras do Edu em um jogo educacional digital
(Vitória, 2020)Esta pesquisa buscou o desenvolvimento e análise de jogos digitais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem de matemática com ênfase em grandezas. Tratase de uma pesquisa de cunho qualitativo, voltada para a investigação ...
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DIÁLOGO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA EM MATEMÁTICA
(Vitória, 2022)Este trabalho trata-se de uma pesquisa de mestrado profissional e possui natureza qualitativa, cujo objetivo principal é analisar as contribuições do Diálogo para a Aprendizagem Significativa. Trazemos discussões sobre as ...
-
Apropriação do conceito de área e perímetro por um estudante com deficiência intelectual : discussões a partir dos fundamentos da defectologia de Vigotski
(Vitória, 2019-08-09)Esta pesquisa apresenta algumas discussões sobre a formação do conceito de área e perímetro de alguns polígonos, vivenciada por um estudante com deficiência intelectual. Trata-se de uma investigação baseada nos Fundamentos ...
-
Aritmética de Frações em Livros Didáticos Brasileiros e Japoneses
(Vitória, 2022)O ensino de frações é considerado um dos temas mais desafiadores da matemática e a literatura científica aponta que esse conhecimento impacta em tópicos da matemática avançada. Por este motivo, pesquisadores de todo o ...
-
Arte no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica : construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho
(2019)RESUMO: Este trabalho é resultado final da pesquisa “Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho” desenvolvida no Programa de ...
-
Arte, criança, cidade : uma proposta de fundamentação crítica para contadores de histórias
(Vitória, 2023)RESUMO: O texto apresenta resultados de pesquisa vinculada a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de investigação a formulação de proposta de ...
-
Atividades investigativas em projetos colaborativos : um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta dissertação pesquisa teve por objetivo investigar o potencial pedagógico dos projetos de trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho colaborativo e da cultura científica no contexto específico ...
-
Aula de campo na Reserva Biológica Duas Bocas - Cariacica/ES: abordagem investigativa para alfabetização científica
(Vila Velha, 2023)A pesquisa objetivou analisar as contribuições pedagógicas do desenvolvimento da aula de campo, abordada a partir dos preceitos do Ensino por Investigação (EPI), utilizando como recorte físico-territorial o córrego Pau ...
-
Aula de campo virtual na Lagoa Juara/Serra: O ensino da Geografia a partir da alfabetização científica com enfoque CTS
(EdifesVitória, 2022-04-26)A prática no ensino de Geografia favorece e potencializa aspectos cognitivos e psicológicos dos estudantes. Ao se elaborar e realizar uma aula de campo, professor e estudantes estão sintonizados em um propósito, a ...
-
A autonomia da educação profissional e tecnológica tensionando o monitoramento ideológico do “Programa Escola sem Partido”
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho discute os danos à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Projeto de Lei “Programa Escola sem Partido” (PL 246/2019), tensionado neste estudo como uma ferramenta de manipulação e dominação ...
-
Avaliação de um controle anti-surto por meio de um controlador preditivo de modelo não linear
(Vitória, 2021)RESUMO: Nesse trabalho avaliou-se o desempenho de um Controle Preditivo Não-Linear baseado em Modelo como algoritmo de controle de um Sistema de Controle Anti-Surge. O objetivo desse trabalho foi o de contribuir com a ...
-
Avaliação de um protótipo de aplicação de jogos sérios como estratégia para a educação alimentar e nutricional do ensino fundamental
(Piúma, 2023)RESUMO: Este estudo teve o objetivo de investigar as percepções de professores, de escolas públicas municipais, quanto às contribuições da utilização de jogos sérios na abordagem sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ...
-
Aventuras marítimas : gamificando o campo aditivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2019)RESUMO: Este trabalho buscou analisar o uso da metodologia ativa gamificação, no processo de ensino-aprendizagem do campo aditivo da disciplina de matemática, com alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental ...
-
As águas do rio Itapemirim: abordagem temática a partir de aula de campo no ensino fundamental com vistas à alfabetização científica
(Vitória, 2020)RESUMO: A pesquisa objetivou investigar as contribuições da abordagem temática freiriana “Águas do Rio Itapemirim” para a promoção da Alfabetização Científica (AC) de alunos da Educação Básica da etapa do Ensino Fundamental ...
Redes Sociais