Browsing Multidisciplinar by Title
Now showing items 108-127 of 145
-
Na roda da extensão : proposta para ações extensionistas nos cursos técnicos na modalidade a distância
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta dissertação propõe-se a apresentar uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na linha de pesquisa Práticas Educativas. Trata-se de ...
-
Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II em busca da Alfabetização Científica
(EdifesVitória, 2022-02-15)Este trabalho investigou a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) a partir de uma abordagem CTSA para discutir questões sociocientíficas no contexto do Refúgio da Vida Silvestre ...
-
Pensamento computacional na compreensão de problemas do cotidiano feminino para o letramento em programação
(Vitória, 2021)RESUMO: Partindo das diferenças de gênero que se encontram presentes no mundo do trabalho, apresenta-se neste estudo um breve panorama de como a mulher se encontra nos diversos segmentos sociais, tais como carreira, ocupação ...
-
Planejamento por modelagem e dinâmica molecular de oligômeros como adsorventes de pesticidas organofosforados
(Vitória, 2023)RESUMO: Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. A alta produtividade agrícola é acompanhada pelo uso expressivo de pesticidas nas plantações, com ...
-
Planilha digital para apoio à decisão para implantação de compostagem em instituições de ensino
(Vitória, 2023)RESUMO: O processo de compostagem destina os resíduos sólidos orgânicos de maneira sustentável e ambientalmente correta, não ocasionando impactos negativos ao meio ambiente. Essa prática valoriza a destinação dos resíduos ...
-
Potencialidades da Gamificação no Ensino de Ciências
(Vila Velha, 2022)Com o avanço e a expansão das tecnologias de informação e comunicação (TICs), os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) se tornaram plataformas amplamente difundidas e utilizadas na educação. Dentre as possibilidades ...
-
Práticas integradoras para o ensino de biologia na educação profissional de jovens e adultos integrada ao ensino médio
(Vitória, 2020)RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma Sequência Didática- SD, que integra o Reino Fungi e o Turismo Gastronômico no Espirito Santo, como prática integradora auxiliar na apropriação do ...
-
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: os desafios com as APNPS na visão dos professores, em um período de pandemia da COVID-19
(Santa Maria de Jetibá, 2022)RESUMO O presente trabalho pretende analisar questões norteadoras das práticas pedagógicas e dialogar com os professores da EI quais desafios enfrentaram no período de pandemia da COVID-19, sendo que este foi um período ...
-
A preservação da memória institucional
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-08-30)A fotografia foi uma invenção revolucionária para a época de sua criação, um instrumento capaz de paralisar o tempo, impedir o esquecimento de fatos ocorridos dentro de um lapso temporal. Ela pode ser considerada um ...
-
Previsibilidade de geração fotovoltaica em função da sujidade local
(Vitória, 2021)RESUMO: A energia elétrica, desde a sua invenção, está presente e faz-se necessária na vida cotidiana da população. A grande questão é que, com os inúmeros avanços tecnológicos desde o início da Revolução Industrial, ...
-
Produção de celulose e fabricação de papel: uma intervenção pedagógica com enfoque CTS/CTSA
(EdifesVila Velha, 2023)O objetivo dessa investigação foi de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de ensino e a perspectiva da educação CTS/CTSA no desenvolvimento de uma intervenção pedagógica estruturada nos “Três Momentos Pedagógicos” ...
-
Produção de conhecimentos sobre grandezas e medidas : uma experiência usando as normas regulamentadores em um curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio - Proeja
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho buscou discutir sobre a produção de significados e conhecimentos pelos alunos do 2º período do curso Técnico de Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos no Ifes Campus ...
-
PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
(Vila Velha, 2022)A literatura indica que, tipicamente, o ensino de ciências no ensino fundamental se utiliza de modelos tradicionais não havendo variações nas metodologias de ensino aplicadas, os quais não contribuem apropriadamente para ...
-
Produção de significado a respeito de números figurados em um processo de formação de professores de matemática
(Vitória, 2020)RESUMO: A presente dissertação, produto de nossa pesquisa de mestre em Educação Matemática, traz uma análise da produção de significados em um processo de formação de professores numa abordagem da Aritmética Pitagórica em ...
-
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) : uma análise crítica dos dados quantitativos da iniciativa Bolsa-Formação de 2011-2017
(2019)RESUMO: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011, tem a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações. Essa ...
-
Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)
(2021)A aula de campo se apresenta como uma alternativa metodológica de grande potencial para despertar o interesse e resgatar o protagonismo de alunos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação ...
-
Promovendo a alfabetização científica no ensino médio de uma escola pública estadual por meio de uma aula de campo no manguezal da Ufes (Vitória, ES)
(Vitória, 2021)A aula de campo se apresenta como uma alternativa metodológica de grande potencial para despertar o interesse e resgatar o protagonismo de alunos como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação ...
-
Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática : uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê
(Vitória, 2021)RESUMO: A presença das tecnologias digitais tem sido comum em nossa sociedade e a cada dia, demonstram-se potenciadores de aprendizagens nos ambientes escolares, no entanto, embora já estejam bem incorporadas ao cotidiano ...
-
Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e medidas
(Vitória, 2021)The presence of digital technologies has been common in our society and every day, learning enhancers are shown in school environments, however, although they are already well incorporated into the daily lives of children, ...
-
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
(Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)Vila Velha, 2023)Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo identificar indícios de desenvolvimento do Pensamento Computacional por professores que ensinam Matemática ao participarem de formação sobre programação de aplicativos. Neste ...
Redes Sociais