Browsing Multidisciplinar by Title
Now showing items 22-41 of 145
-
Bancada didática de comissionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede
(Vitória, 2023)RESUMO: O uso de fontes renováveis de energia vem ganhando força nas últimas décadas devido a fatores como emissão de gases do efeito estufa e o consequentemente aquecimento global. E a formação de profissionais de ...
-
BIOCOMBUSTÍVEIS ALÉM DA QUÍMICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DENTRO DA PERSPECTIVA CTSA – CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE
(EdifesVila Velha, 2023-08)Atualmente o tema energia e a preocupação no cuidado e conservação do ambiente, tem se destacado em praticamente todos os meios de divulgação midiática, temos visto várias reportagens que incentivam a conscientização, porém ...
-
A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950 A 1970)
(EdifesVitória, 2021)Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo analisar a atuação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades, na formação dos professores de matemática para a escola secundária, no Espírito ...
-
Caminhos da gestão : o nome social como ferramenta para a identidade de gênero dos discentes transexuais na Educação Profissional e Tecnológica do Ifes – campus Colatina a partir do Decreto 8.727/2016
(2019)RESUMO: Este trabalho é fruto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, turma 2017/2. A partir das bases legais que tratam do direito ao uso ...
-
Caracterização do pó de café conilon verde e perspectivas para seu aproveitamento sustentável
(Vitória, 2023)RESUMO: A indústria cafeeira produz uma grande quantidade de resíduos orgânicos com potencial poluidor. O estado do Espírito Santo é o maior produtor brasileiro de café conilon e, por esta razão, contribui expressivamente ...
-
Casa Project : um jogo de tabuleiro para o ensino do curso técnico em edificações
(Vitória, 2023)RESUMO: Em uma conversa realizada com os alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações e seus professores, percebeu-se que os alunos iniciantes têm dificuldade em assimilar os conceitos técnicos. Assim, para ...
-
Cidades (re)veladas: produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES)
(Vitória, 2024)RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de pesquisa/investigação é a produção do espaço urbano e a construção ...
-
Círculos de cultura como prática pedagógica em educação para o trânsito na educação infantil
(Vitória, 2020)RESUMO: Embora o ordenamento jurídico do país aborde amplamente e destaque a relevância da educação para o trânsito, esta área é pouco explorada nas escolas. Esta pesquisa desenvolveu uma prática pedagógica freiriana baseada ...
-
Clube de ciências no segundo ciclo do ensino fundamental uma proposta de alfabetização científica
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi promover e analisar um Clube de Ciências, como espaço pedagógico para a Iniciação à Ciência na perspectiva da Alfabetização Científica, com estudantes dos Anos Iniciais da EMEF Edna ...
-
Compartilhando saberes : o uso das metodologias ativas e as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar
(Vitória, 2023)RESUMO: A presente dissertação apresenta uma proposta de formação continuada de professores em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), tendo como produto educacional o desenvolvimento ...
-
O componente curricular "Direito aplicado" no processo formativo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho : desafios à formação humana
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (ProfEPT) e teve como objetivo geral analisar de ...
-
Conceito de fração pela perspectiva de medição : uma abordagem baseada no 4a-instructional model utilizando as barras de Cuisenaire e conduzida por um lesson study
(Vitória, 2021)RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo investigar benefícios e limitações da aprendizagem do conceito de frações pela perspectiva de medição por alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental brasileiro. Para isso, ...
-
UM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO
(Edifes, Serra, 2023)Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do ...
-
Concept Study na formação de professores que ensinam matemática : um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa de Mestrado está vinculada à linha de formação de professor, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, e, também, ...
-
Concept Study na formação inicial de professores de matemática em contexto de ensino remoto: ação formativa relacionada ao conceito de divisibilidade para o ensino.
(Vila Velha, 2023)Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de formação inicial de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e articulada às ações do Grupo ...
-
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL: O JARDIM BOTÂNICO DE SERRA-ES, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
(Vitória, 2022)A presente pesquisa busca refletir sobre as possibilidades pedagógicas de um espaço de educação não formal, como um Jardim Botânico contribui para o processo de ensino e aprendizagem, que considera o contexto histórico e ...
-
Contribuições do Modelo 7Es para a formação docente sob a perspectiva do Ensino de Ciências baseado em investigação
(Campos dos Goytacases, 2024)Considerando a estreita relação entre escola e sociedade, é necessário refletir como e o que se deve ensinar em ciências, dando a importância tanto às estratégias quanto aos conteúdos que serão abordados. Para atuar no ...
-
Contribuições para o acesso à comida de verdade: uma abordagem acerca das Plantas Alimentícias Não Convencionais da Mata Atlântica
(Alegre, 2021)Uma forma de conhecer a biodiversidade brasileira pode ser alimentando-se dela. Buscar conhecimento em locais que tradicionalmente se alimentam de plantas nativas e endêmicas e inserir esses vegetais nas refeições é uma ...
-
A cultura Maker na promoção da alfabetização científica a partir dos inventos de Leonardo da Vinci
(Vitória, 2022)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de contribuições da Cultura Maker, no Ensino Fundamental II do município de Vitória, com alunos do 9º ano, a partir das invenções de Leonardo da Vinci para a ...
-
Curso d’água: uma proposta de formação continuada de professores da educação básica em recursos hídricos na perspectiva CTS/CTSA
(EDIFESVitória, 2022-08)A presente pesquisa objetivou estudar aspectos teóricos e metodológicos que perpassam a relação teoria e prática na formação de professores, além de apresentar os resultados obtidos da aplicação de um curso de formação ...
Redes Sociais