Browsing Multidisciplinar by Issue Date
Now showing items 1-20 of 146
-
Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho integra a linha de pesquisa Formação Inicial e Continuada de Professores no Contexto da Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, ...
-
Abordagem temática e o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos na formação continuada de professores dos anos inicias em ciências : contribuições
(Vitória, 2018-12-20)Esta pesquisa analisou as contribuições da concepção da Abordagem Temática com o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP) na Formação Continuada e em Serviço de Professores dos Anos Iniciais em Ciências, tendo ...
-
Caminhos da gestão : o nome social como ferramenta para a identidade de gênero dos discentes transexuais na Educação Profissional e Tecnológica do Ifes – campus Colatina a partir do Decreto 8.727/2016
(2019)RESUMO: Este trabalho é fruto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, turma 2017/2. A partir das bases legais que tratam do direito ao uso ...
-
A memória da Educação Profissional e Tecnológica no Ifes : caminhos para acesso e difusão das fontes documentais no campus Vitória
(2019)RESUMO: Este trabalho tematiza a memória da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo contribuir para a sistematização do acervo da sala de memória do Ifes, por meio ...
-
Arte no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica : construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho
(2019)RESUMO: Este trabalho é resultado final da pesquisa “Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho” desenvolvida no Programa de ...
-
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) : uma análise crítica dos dados quantitativos da iniciativa Bolsa-Formação de 2011-2017
(2019)RESUMO: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011, tem a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações. Essa ...
-
Atividades investigativas em projetos colaborativos : um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta dissertação pesquisa teve por objetivo investigar o potencial pedagógico dos projetos de trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho colaborativo e da cultura científica no contexto específico ...
-
O uso de tablets e tecnologia touchscreen em atividades de geometria
(Vitória, 2019)RESUMO: A utilização de tecnologias digitais para o ensino de Matemática continua sendo um desafio, seja pela precária formação inicial e continuada de professores nesse campo, pela infraestrutura das escolas, ...
-
Formação continuada de professores dos anos iniciais : um estudo coletivo do conceito de proporcionalidade
(Vitória, 2019)Esta pesquisa de mestrado vincula-se à linha de formação de professores de matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes e tem por ...
-
Reflexos da construção de um ambiente de aprendizagem baseado na modelagem matemática no desenvolvimento do autoconceito acadêmico em matemática
(Vitória, 2019)Na prática da sala de aula, alguns alunos ficam desinteressados em aprender determinados conteúdos matemáticos e desmotivados em relação à disciplina Matemática. Isso ocorre, muitas vezes, devido à maneira como é apresentada ...
-
Aventuras marítimas : gamificando o campo aditivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2019)RESUMO: Este trabalho buscou analisar o uso da metodologia ativa gamificação, no processo de ensino-aprendizagem do campo aditivo da disciplina de matemática, com alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental ...
-
Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico matemática : um caminho para a valorização do seu potencial
(Vitória, 2019)RESUMO: O principal objetivo desta pesquisa foi discutir alternativas de valorização do potencial dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e a Inteligência Lógico-Matemática (ILM) do Instituto Federal do ...
-
Uma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativa
(Vitória, 2019)RESUMO: Levando em consideração o ensino de Matemática, nos dias atuais, e todas as suas mudanças, professores e pesquisadores têm pensado sobre como o papel do aluno, enquanto um ser crítico, pode ser importante no ...
-
Saberes Guarani Tambeopé em aulas de matemática da educação básica: um olhar etnomatemático às suas MBA’EITXA OO DJADJAPO
(Vitória, 2019)RESUMO: A sociedade dominante estabelece barreiras discriminatórias que, em geral, agridem a dignidade do indivíduo que não as conseguem ultrapassar, gerando assim a tão comum exclusão social. Essas barreiras afetam inclusive ...
-
Aplicação da metodologia da mediação dialética com enfoque CTS/CTSA na EJA para discutir o destino do lixo doméstico
(Vitória, 2019)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar os aspectos teóricos e metodológicos do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica planeada na perspectiva da mediação dialética, tendo em vista o uso da temática “Lixo ...
-
Softwares educacionais para o ensino da matemática no ensino médio
(Vitória, 2019)Dados têm, continuamente, revelado resultados pouco satisfatórios na aprendizagem da Matemática no Brasil. Diversos fatores têm contribuído para esse resultado e muitas são as ações necessárias para melhorar esse panorama. ...
-
Educação e ambiente : formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa em tela objetiva investigar quais bases teórico-práticas de Educação Ambiental são adotadas pelos Conselheiros de Educação e de Meio Ambiente do Município de Vitória. Com o propósito de contribuir para ...
-
O monstro amigo: possíveis abordagens no ensino fundamental sobre o abuso sexual em crianças
(Vitória, 2019)O abuso sexual em criança é assunto controverso e ainda considerado tabu por muitos educadores. Deste modo, a importância e urgência em se discutir tal temática buscamos, neste trabalho, responder a seguinte questão: como ...
-
Apropriação do conceito de área e perímetro por um estudante com deficiência intelectual : discussões a partir dos fundamentos da defectologia de Vigotski
(Vitória, 2019-08-09)Esta pesquisa apresenta algumas discussões sobre a formação do conceito de área e perímetro de alguns polígonos, vivenciada por um estudante com deficiência intelectual. Trata-se de uma investigação baseada nos Fundamentos ...
-
Escola sustentável : um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Aracruz (ES), à luz da educação ambiental crítica
(Vitória, 2019-12-12)Esta pesquisa está inserida na linha de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso que teve ...
Redes Sociais