Multidisciplinar
Browse by
Recent Submissions
-
Ludicidade e inclusão: a importância do lúdico na alfabetização de alunos autistas
(Vitória, 2024-11-29)RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como o uso de atividades lúdicas pode contribuir para o processo de alfabetização de alunos com autismo, promovendo o desenvolvimento ...
-
Unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) sobre números quânticos: uma abordagem de ensino de química utilizando animações em um material potencialmente significativo
(Vila Velha, 2024)Este estudo investiga a eficácia do uso de animações como material potencialmente significativo no ensino de números quânticos, inseridas na metodologia das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. A mecânica ...
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE: POTENCIALIDADES DE UMA TRILHA DE MOOC NA PERSPECTIVA CTS /CTSA (COM PRODUTO EDUCACIONAL)
(Aracruz, 2024-12-09)O objetivo desta pesquisa foi analisar os aspectos teóricos, metodológicos e sociofilosóficos da formação de professores da educação básica em Ciências, Saúde e Ambiente (CSA). Para tanto, foram realizadas análises ...
-
Avaliação do uso de pó de balão em substituição parcial ao solo em tijolos de solo-cimento
(Vitória, 2023)RESUMO: O alto-forno é o principal mecanismo para converter o minério de ferro em ligas ferro-carbono. No processamento, o alto-forno pode ser mantido por uma carga composta de minério de ferro, carvão ou coque e calcário. ...
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE MINERALOGIA À LUZ DA ABORDAGEM CTSA
(Vila Velha, 2024)Esta tese tem por objetivo analisar, da perspectiva do movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades, atinentes a tópicos de mineralogia, com ...
-
Política de reconhecimento e certificação de saberes : um estudo de viabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta dissertação é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo ...
-
TRAJETÓRIAS DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES: DO CÂMPUS VITÓRIA A SÃO MATEUS (1960 A 2002)
(Vitória, 2024)O texto apresenta uma pesquisa cujo objeto central é a disciplina Didática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), abrangendo tanto o câmpus Vitória quanto o câmpus São ...
-
Tecendo laços invisíveis: Transtorno do Espectro Autista, Visibilidade e o Direito Fundamental de Pertencer
(Campos dos Goytacazes - RJ, 2024-06-26)Trata-se de um estudo que realiza a análise crítica das relações humanas contemporâneas e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nas dinâmicas de exclusão e invisibilidade social. Nesse contexto, indivíduos ...
-
Clube de Ciências para a Educação Ambiental: formação de educadores ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar
(Vila Velha, 2024)Esta dissertação pesquisa as contribuições do curso MOOC “Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental” na formação de educadores ambientais, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar, uma das ...
-
Cidades (re)veladas: produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES)
(Vitória, 2024)RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de pesquisa/investigação é a produção do espaço urbano e a construção ...
-
UM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO
(Edifes, Serra, 2023)Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do ...
-
Educação Ambiental e a Temática Resíduos Sólidos: Análise de uma experiência no Projeto Rio Doce Escolar
(Vila Velha, 2024)Esta pesquisa envolve a formação continuada de educadores no contexto da Educação Ambiental. Surgiu diante da demanda por investigar desafios e possibilidades para a formação continuada, a partir das questões ambientais ...
-
Contribuições do Modelo 7Es para a formação docente sob a perspectiva do Ensino de Ciências baseado em investigação
(Campos dos Goytacases, 2024)Considerando a estreita relação entre escola e sociedade, é necessário refletir como e o que se deve ensinar em ciências, dando a importância tanto às estratégias quanto aos conteúdos que serão abordados. Para atuar no ...
-
O componente curricular "Direito aplicado" no processo formativo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho : desafios à formação humana
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (ProfEPT) e teve como objetivo geral analisar de ...
-
Educação antirracista à luz dos pressupostos da formação humana no Curso Técnico Integrado em Hospedagem, Proeja, Ifes, campus Vitória-ES
(Vitória, 2024)RESUMO: O objetivo desta pesquisa diz respeito a analisar a proposta de educação étnico-racial à luz da Lei nº. 10.639/2003, alterada pela Lei nº. 11.645/08, em sua relação com os pressupostos político-pedagógicos no ...
-
Modelo de avaliação de maturidade da Indústria 4.0 em empresas do Espírito Santo
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho propõe um modelo de maturidade para orientar o processo de implementação da Indústria 4.0 nas empresas. Assim, busca-se entender como propor um modelo de maturidade para ajudar as organizações a ...
-
Arte, criança, cidade : uma proposta de fundamentação crítica para contadores de histórias
(Vitória, 2023)RESUMO: O texto apresenta resultados de pesquisa vinculada a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de investigação a formulação de proposta de ...
-
Casa Project : um jogo de tabuleiro para o ensino do curso técnico em edificações
(Vitória, 2023)RESUMO: Em uma conversa realizada com os alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações e seus professores, percebeu-se que os alunos iniciantes têm dificuldade em assimilar os conceitos técnicos. Assim, para ...
-
A leitura como prática de liberdade : a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do Espírito Santo
(Vitória, 2023)RESUMO: O texto apresenta projeto de pesquisa vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possuiu como objeto de pesquisa: a formação de mediadores de ...
-
INTEGRAÇÃO ENTRE GEOCIÊNCIAS E SABERES SOCIOAMBIENTAIS: UMA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE
(Vila Velha, 2024-02-21)Da perspectiva da Educação Ambiental, propomos práticas educativas sob a matriz teórica da metodologia das aulas de campo, com a concepção interdisciplinar das Geociências para a Educação Básica. Com o objetivo de desenvolver ...
Redes Sociais